Quatro trabalhos da Alece vencem 2º Prêmio Sintaf de Jornalismo

Por Júlio Sonsol
25/04/2024 11:46

Compartilhe esta notícia:

Equipes premiadas durante a cerimônia Equipes premiadas durante a cerimônia - Foto: Divulgação/Sintaf

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio de veículos que integram a Coordenadoria de Comunicação Social da Casa, teve quatro trabalhos reconhecidos no 2º Prêmio Sintaf de Jornalismo, cujo resultado foi divulgado nesta quarta-feira (24/04), na sede da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). Os trabalhos foram produzidos pela Rádio FM Assembleia, Núcleo de Comunicação Interna e TV Assembleia, que integram a Coordenadoria de Comunicação Social, comandada pela jornalista Giselle Dutra.

Em sua segunda versão, o Sintafjor, prêmio concedido pelo Sindicato dos Fazendários do Estado, pautou, como tema principal, “O Fisco do Futuro e a redução das desigualdades”. Ao todo, a premiação foi dividida em cinco categorias: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo, Radiojornalismo e Universitário/Webjornalismo.

Rádio FM Assembleia ficou com primeiro e segundo lugares em sua categoria

A gerente geral da Rádio FM Assembleia, Tarciana Campos, emissora que obteve primeiro e segundo lugares em sua categoria, observou que quando foi finalizada a produção dos dois materiais, toda a equipe ficou "extremamente" satisfeita com os resultados e com a participação da população nas entrevistas. "Houve, inclusive, crianças abordando a história de Bárbara de Alencar. O Prêmio Sintaf nos deixa ainda mais felizes com o reconhecimento de trabalhos que priorizaram questões históricas importantes para a população cearense”, afirmou.

Ronaldo César e Ian Gomes comandaram a série que ficou em primeiro lugar na categoria Radiojornalismo - Foto: Divulgação/Sintaf

A jornalista Ian Gomes, produtora vencedora do primeiro lugar em Radiojornalismo, considerou que desenvolver  a reportagem sobre Bárbara de Alencar foi um aprendizado  imenso. "Admito que sabia pouco sobre esta mulher  heroína brasileira. Bárbara  contribui  para além da história, pois deixou um legado de coragem  para nós mulheres", disse.

Rádio FM Assembleia teve ainda a segunda colocação na categoria - Foto: Divulgação/Sintaf

O jornalista Rafael Veras considerou que a conquista do segundo lugar no Prêmio Sintaf na categoria resultou de um trabalho feito a muitas mãos, com dedicação e amor ao jornalismo. "Produzimos uma reportagem sobre uma das comunidade mais antigas de Fortaleza, o Poço da Draga, e a ações que lá são desenvolvidas pela ONG Velaumar e a Fundação Sintaf, com o objetivo de dar oportunidades a uma população que tanto sofre com a desigualdade. É um orgulho fazer parte da equipe da Rádio FM  Assembleia e ter reconhecido mais um de nossos trabalhos, que dessa vez fala, sobretudo, de pessoas", pontuou.

Webjornalismo

Para o jornalista Júlio Sonsol, é importante a abordagem de pautas que orientem o grande público sobre temas não muito presentes no cotidiano da mídia. O trabalho que ficou com a primeira colocação na categoria Webjornalismo foi uma série especial referente ao tema "Reforma tributária e seus impactos nos estados e municípios". A produção e edição foi de Salomão de Castro, com textos de Júlio Sonsol e Salomão de Castro, além de conteúdo digital de Leonardo Coutinho.

"Notadamente quando se trata de um assunto muito sensível como a tributação. De alguma forma, todos pagam impostos, mas quais são os princípios usados para a redução das desigualdades não são bem nebulosos à grande maioria da população. Mais do que conquistar o prêmio Sintafjor, que reconheceu o nosso trabalho, a iniciativa dos fazendários nos impulsionou a traduzir, da forma mais clara possível, como são as leis que regem os impostos, como são arrecadados e os critérios de distribuição da receita pública", afirmou Júlio Sonsol. 

Série especial do Portal do Servidor conquistou o primeiro lugar em Webjornalismo - Foto: Divulgação/Sintaf

O orientador do Núcleo de Comunicação Interna, Salomão de Castro, destacou a participação do setor na premiação por meio também de outra série especial, que resgatou a memória da heroína Bárbara de Alencar. "Fomos vitoriosos na primeira edição do prêmio, em 2022, e obter esse reconhecimento novamente foi gratificante. São trabalhos coletivos, de grande relevância econômica, histórica e social", acentuou.

TV Assembleia

O gerente geral da TV Assembleia, Rafael Luis Azevedo, afirmou que a Coordenadoria de Comunicação Social da Alece está em "uma vibe" muito boa. "Diferentes veículos sendo premiados em concursos de jornalismo, novos profissionais ganhando holofotes, as pessoas tendo autoestima elevada sobre o produto que realizam, bem como a percepção de que o reconhecimento de um é a conquista de todos. Quem ganha com isso, na ponta final, é a Alece", destacou.

Para jornalista e produtora da reportagem da TV Assembleia que conquistou o segundo lugar na sua categoria, Isabela Gurgel, o conteúdo retratando o papel do Fisco nas desigualdades sociais foi  oportunidade de mostrar a qualidade do trabalho desenvolvido pela TV Assembleia.

Equipe da TV Assembleia teve trabalho como segundo colocado na categoria Telejornalismo - Foto: Divulgação/Sintaf

"Pudemos levar para muitas pessoas este tema e também entender um pouco mais de um assunto mais técnico, mostrando para a população a forma didática de falar certos assuntos. Foi um prazer ter participado do prêmio. Agradeço a oportunidade a toda chefia, e também a nossa equipe e é isso. Este trabalho representa a nossa o nosso empenho",  avisou. Ela também parabenizou as equipes de Rádio FM Assembleia e Núcleo de Comunicação Interna pelas conquistas. 

Equipes premiadas em momento de confraternização com a organização do prêmio - Foto: Divulgação/Sintaf

Acesso

Os conteúdos produzidos pela FM Assembleia podem ser acessados pelos links: 

https://open.spotify.com/episode/7meOLjbj0qWHBYSGBeSIif e https://open.spotify.com/episode/1Xb0dzETOs49ufphJ5uEI1 

Para acessar a série especial produzida pelo Núcleo de Comunicação Interna: 

 https://tinyurl.com/yck6h7j9 , https://tinyurl.com/y8menhzf e https://tinyurl.com/yzxsd88b 

O conteúdo da Revista Plenário está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cYANq2vAQuU&t=551s 

Acesso da reportagem da TV Assembleia: https://www.youtube.com/live/PeuuMkgOy7A?si=wzPKcRMlXMDYwxsf&t=1145 

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

Veja também