Feiras e ações de empreendedorismo movimentam "Vem pra Alece"
Por Paulo Veras28/04/2024 13:44
Compartilhe esta notícia:
A segunda edição do "Vem pra Alece", neste domingo (28/04), no prédio principal e anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes) e nas ruas do entorno da Casa, ofertou variados serviços e atividades. O evento contou com as feiras de artesanato e de empreendedores apoiadas pela Sala do Empreendedor ddo Poder Legislativo.
A coordenadora da Sala do Empreendedor da Alece, Maria de Jesus Dias da Silveira, afirmou que os microempreendedores individuais ficaram animados com as possibilidades de que as feiras do "Vem pra Alece" ofereceram para que alavanquem suas vendas. Segundo Maria de Jesus, nesta segunda edição, foi realizada capacitação antes do evento, em parceria com o Sebrae. “Com esta novidade os participantes aprenderam como atender e vender em um evento. Portanto, eles estão mais preparados”, explicou.
Maria de Jesus reforçou que a Sala do Empreendedor esteve presente dando todas as orientações necessárias para quem quer abrir ou melhorar seu empreendimento, dando todo o suporte, em parceria com o Sebrae e com o programa Ceará Cred, do Governo do Estado, que oferece linhas de crédito especiais.
Parceiros
O articulador do Sebrae, Pedro Silva, afirmou que o "Vem pra Alece" é mais uma oportunidade de a instituição dialogar com seu público-alvo, aquele que deseja ter o negócio próprio. “O Vem pra Alece é um evento magnífico do qual somos gratos de participar”, pontuou.
Pedro Silva falou sobre capacitação pré-evento para os empreendedores que estão expondo. “Falamos sobre atendimento, negociação, exposição dos produtos, tudo como forma de tornar os microempreendedores mais preparados para lidar com o próprio negócio”, assegurou. O articulador concluiu que uma boa relação com o cliente é fundamental para a efetivação da venda do serviço ou produto que está sendo oferecido pelo empreendedor.
Para Rildo Santos, supervisor do Programa Ceará Cred, ações como o "Vem pra Alece" são importantes, sendo possível ficar perto da população e apresentar todos os serviços que são oferecidos à sociedade pelo poder público. “Aqui, estamos próximos dos empreendedores e podemos explicar os benefícios como taxas reduzidas, prazos mais longos e outras vantagens que podem possibilitar acesso a capital de giro ou investimento”, afirmou.
O Ceará Cred é uma linha de crédito do Governo do Estado destinado a quem trabalha por conta própria ou esteja querendo abrir seu negócio. O programa é parceiro da Sala do Empreendedor da Alece.
Feiras
O 2º Vem pra Alece contou com a feira de artesanato, que funcionou na tenda do empreendedorismo, e com a feira de orgânicos, que aconteceu na tenda da sustentabilidade. Na feira de artesanato foram dezenas de artesãos e artesãs participantes. Amanda Fonseca, artesã de Manaus (AM), estava entusiasmada com o alcance do evento. “É a primeira vez que eu participo e espero vir mais vezes. Acredito que isso deve ser repetido com a maior frequência possível, pois todo mundo vem pra cá, pra Alece, tanto parar conhecer os serviços prestados pela Assembleia, como para adquirir nossos produtos nas feiras” comentou.
Amanda trabalha há dois anos com pintura de mandalas usando o MDF como matéria-prima, mas também já fez uso do CDs reciclados. “Meu produto é novo no mercado e este tipo de evento ajuda a divulgar minha arte, que é o pontilhismo. Tudo é sustentável, inclusive trago sementes de açaí de Manaus para usar nas obras”, revelou.
Na feira de orgânicos estiveram presentes a feira Caroá, com alimentos produzidos em São Gonçalo do Amarante e Guaraciaba do Norte, e o Centro Frei Humberto, que expôs a produção feita em vários assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST) no Ceará.
Rayssa Duarte, da feira Caroá, falou que a comunidade está sempre presente nestes eventos de rua, que levam o alimento orgânico da agricultura familiar para as comunidades. “As feiras são muito importantes porque incentivam os jovens agricultores que atuam nas comunidades rurais. Com isso aumentamos a produção e trazemos pra venda em Fortaleza", afirmou.
Segundo Rayssa, além de serem de virem de pequenos agricultores familiares, os produtos são produzidos de forma sustentável, cultivados sem a utilização de qualquer produto químico, veneno ou agrotóxico. São produtos certificados que oferecem segurança para a alimentação das famílias. “Nós adoramos o primeiro Vem pra Alece e estamos aqui novamente. Estamos felizes e gratos de poder estar aqui novamente, tendo esta interação com a comunidade e com todos que fazem a Aseembleia Legislativa", acentuou.
Saiba mais
Além da feira de artesanato, a tenda do empreendedorismo ofereceu todos os serviços da Sala do Empreendedor durante o segundo "Vem pra Alece" e divulgou informações sobre cursos e atividades do Sebrae para a área.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Veja também