Atrações culturais, palestras e serviços marcam Assembleia Itinerante no Sertão de Canindé

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da Alece
04/06/2024 08:44

Compartilhe esta notícia:

Apresentações realizadas nesta segunda-feira (03/06), à noite Apresentações realizadas nesta segunda-feira (03/06), à noite - Foto: Paulo Rocha

A primeira noite da sétima edição do Festival de Arte e Cultura da Assembleia Itinerante, no município de Canindé, contou, nesta segunda-feira (03/06), com doze apresentações que animaram os presentes na Praça Azul (Praça Cruz Saldanha). A estreia do evento contou com participação de artistas dos municípios de Canindé e Paramoti.

A região do Sertão de Canindé é a oitava macrorregião do Ceará a receber o projeto Assembleia Itinerante, que engloba o Festival de Arte e Cultura, bem como desenvolve atividades variadas. Desta segunda-feira (03/06) até quarta-feira (05/06), a população de Canindé terá acesso a uma série de serviços ofertados pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e por instituições e órgãos parceiros. Na quinta-feira (06/06), a sessão plenária também será realizada na cidade. 

A secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, Luíza Martins, destaca o incentivo à cultura é uma marca importante das Assembleias Itinerantes. Para ela, esta é uma oportunidade de muitos artistas subirem a um palco pela primeira vez. “Isso é muito rico para nós, porque é a cultura popular. As categorias que a Assembleia Legislativa traz para dentro do festival são a cara do Ceará: é o violeiro, é o aboio, é o esquete de teatro, é o humor. Ou seja, coisas bem cearenses. Então, o festival tem essa característica da cearensidade mesmo”, pontua.

A intenção também é sempre “procurar regionalizar, saber das potencialidades, segundo ela, o que é característico em cada região, para trazer para dentro do festival”. 

Neste sentido, a produtora cultural e jurada do evento, Andréa Oliveira, afirma que sempre se busca fazer um festival com a cara da região em que está sendo realizado. No caso do Sertão de Canindé, foi observado a força do aboio, feito, principalmente, pelos boiadeiros da região. “E a gente está em uma região histórica do Ceará, de muita tradição popular. Ter o aboio no festival, além das outras apresentações, é uma experiência fantástica. E dar a visibilidade para a cultura popular é dar força e mostrar que ela existe”, pontua.

Alece fornece serviços variados durante o período, em Canindé - Foto: Divulgação

O presidente da Fundação Esporte e Cultura de Canindé, Rômulo Laurenio – representando a prefeita Rozário Ximenes (Republicanos) –, ressalta que eventos como o Festival Cultural da Alece desempenha um importante papel de integração cultural entre os municípios. “Isso é que é bonito de se ver: a soma de valores e a troca de conhecimentos. É dar a visibilidade que a cultura precisa para que assim possa crescer e se fortalecer. Essa visibilidade só vem dar força para o setor cultural, que as vezes pode passar despercebido”, disse.

Palestras

O primeiro dia de Assembleia Itinerante em Canindé iniciou com palestras no auditório montado na Praça Cruz Saldanha, também conhecida como Praça Azul. A palestra "O atendimento multiprofissional do transtorno do espectro autista" foi conduzida pelo enfermeiro e orientador de célula Bráulio Costa, do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi). Também do Ciadi, Renata Soares falou sobre  "Maternidade neurodivergente: um olhar singular".

Outras palestras foram conduzidas pela equipe do Departamento de Assistência Social e Saúde (DSAS) da Alece: "Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade na sala de aula", com Larissa Alves, da Célula de Psicopedagogia; "A voz do professor", com Henrique Jorge Martins Bezerra, da Célula de Fonoaudiologia, e "Aprendizagem sem estresse", com Larissa Alves, também da Célula de Psicopedagogia do DSAS. Teve ainda palestra do Projeto Reciclocidades, da Cagece, que tratou sobre os cuidados com o meio ambiente. 

No local, estandes oferecem diversos serviços, como vacinação, testes rápidos para sífilis e HIV, aplicação de flúor e dicas de promoção à saúde. Na área da cidadania, a população vai poder contar com emissão de documentos por meio do Caminhão do Cidadão, do Governo do Estado, assim como atendimento específico na sala sensorial para pessoas com deficiência. A tenda principal do evento terá feira de artesanato, gastronomia e agricultura familiar. Também são realizadas oficinas e rodas de conversa com foco na sustentabilidade e distribuição de mudas de plantas por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Ceará (Sema).

Edição: Salomão de Castro

Veja também