Alece prepara reunião de avaliação estratégica de 2024

Por Paulo Veras
10/06/2024 14:14

Sílvia Correia (centro), controladora da Alece, comandou a reunião Sílvia Correia (centro), controladora da Alece, comandou a reunião - Foto: Bia Medeiros

O Comitê de Gestão Estratégica (Coge) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu, nesta segunda-feira (10/06), no Salão Nobre da Presidência da Alece, sua 37ª reunião ordinária. Como pauta principal os participantes discutiram as providências para a 1ª Reunião de Avaliação Estratégica (RAE) de 2024, que acontecerá em julho próximo.

A controladora da Assembleia, Sílvia Helena Correia, informa que a pauta principal teve dois encaminhamentos. “No primeiro, avaliamos todas as deliberações feitas na reunião estratégica de dezembro de 2023. Em seguida, falamos das providências que serão adotadas para a última reunião relativa ao primeiro semestre de 2024, que acontecerá na primeira semana de julho”, adianta.

Sílvia Correia explica que a metodologia adotada na Casa prevê, semestralmente, a reunião de avaliação estratégica. “Este trabalho é realizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), que monitora junto aos comitês técnico-setoriais o andamento e execução do nosso planejamento estratégico, o Alece 2030”, informa. Ela destaca que a avaliação feita na ERA, com análise de indicadores e resultados, serve como subsídio para a prestação de contas em plenário feita pelo presidente da Assembleia  Legislativa, deputado Evandro leitão (PT), a cada semestre.

Definição de indicadores estratégicos

Segundo a coordenadora da Codins, Heline Joyce, na RAE de dezembro de 2023 foram definidos 17 indicadores. Entretanto, após revisões de monitoramento, uma avaliação constatou que nem todos eram, de fato, estratégicos. “Por isso, a orientação que daremos na próxima ERA é para que os gestores monitorem especificamente 11 indicadores estratégicos, além de outros indicadores táticos definidos pela Codins”, revela.

A coordenadora cita que a metodologia prevê reuniões de três tipos: uma reunião gerencial mensal, uma tática, entre gestor(a) e liderados, e a estratégica, focada nos indicadores. “Hoje fizemos uma preliminar da reunião do mês que vem. Para aqueles comitês técnico-setoriais que ainda não possuem indicadores, faremos um movimento de construção desse indicador”, salienta.

Reunião de avaliação estratégica será em julho - Foto: Bia Medeiros

O modelo de governança implantado na Alece em 2021, com apoio da Fundação Dom Cabral (FDC), possui um processo de melhoria continuada, aponta Sílvia Correia. “Vamos amadurecendo os processos e vencendo os desafios paulatinamente. A questão dos indicadores estratégicos é sempre bem complexa e já sabíamos disso”, pontua, assegurando que todo o trabalho é um esforço conjunto da Controladoria e da Codins para que a Alece consiga medir não apenas seus procedimentos, mas também os seus resultados. No encontro, além dos pontos principais da pauta, foram dados informes dos órgãos e aprovada a ata da 36ª reunião, ocorrida em maio.

O Comitê de Gestão Estratégica da Assembleia Legislativa foi criado com a finalidade de implantar o modelo de governança da Casa, visando sistematizar as práticas relacionadas ao planejamento estratégico, à gestão de riscos, aos controles internos e à integridade da gestão.

Entre suas principais competências estão a implantação de medidas para assegurar a transparência e o acesso à informação, supervisão do mapeamento e da avaliação dos riscos-chave que podem comprometer a prestação de serviços de interesse público.

O Coge realiza reuniões ordinárias mensais, convocadas pela Secretaria Executiva do Comitê. Pode haver reuniões extraordinárias, a qualquer tempo, por convocação de seus membros com antecedência mínima de três dias, ou até de imediato, se a coordenação considerar a matéria urgente e inadiável.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho