Unipace recebe Prêmio Abel 2024 na categoria Educação Legislativa

Por Júlio Sonsol
10/06/2024 11:50

Gestoras e servidoras da Unipace durante a entrega do prêmio Gestoras e servidoras da Unipace durante a entrega do prêmio - Foto: Divulgação/Unipace

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), recebeu o Prêmio Abel 2024 na categoria Educação Legislativa, concedida pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas. A comenda foi entregue à diretora acadêmica Lídia Lourinho, representando a presidente da Unipace, deputada Gabriella Aguiar (PSD), durante a solenidade de encerramento do 39º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, no dia 7 de junho.

O evento foi realizado de 5 a 7 de junho na Câmara Legislativa do Distrito Federal (DF). Também representaram a escola superior Marluce Torquato, da Assessoria da Presidência, Norma David, coordenadora da Qualificação, e Suêrda Marinho, da coordenação de Extensão.

Lídia Lourinho revelou que estar orgulhosa e feliz com a premiação. Segundo ela, na atual gestão da deputada Gabriella Aguiar e do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), lhe foi entregue a missão de levar todo o arcabouço educativo do parlamento cearense para os  municípios. "Logo que a deputada Gabriella Aguiar assumiu, montamos um projeto de Escola do Legislativo de Gestão e de Assessoramento municipal para levar a educação legislativa de qualidade pros municípios cearenses", acentuou.

Parlamento aberto como prioridade

Ela destacou que o presidente Evandro Leitão trouxe a proposta de se trabalhar com parlamento aberto e com democracia. "A gente sabe que é nos municípios onde tudo acontece. Então, a gente levou para as cidades através da sensibilização e da conscientização das Câmaras Municipais a possibilidade de eles montarem suas próprias escolas Legislativo, com o apoio da Unipace", afirmou.

Segundo destacou Lídia Lourinho, o projeto premiado deu um ganho muito grande em termos de cidadania, de democracia, de parlamento aberto para as municipalidades cearenses. "Como escola do Poder Legislativo, o objetivo é qualificar os servidores e trabalhar de forma continuada para que possamos servir melhor à população. Isso tem um impacto muito grande dentro da sociedade", asseverou.

Conforme salientou a coordenadora o projeto já alcançou 110 dos 184 municípios do Ceará. "Até agora, 110 já criaram suas escolas, já assinaram acordos com a operação técnica com a Unipace e nós estamos levando a educação legislativa pra todos esses dez municípios de forma muito planejada e pensada", destacou.

Lídia Lourinho observou ainda que este projeto que começou em 2023. Ela explicou que a Unipace não só estimulou, sensibilizou, mas também foi buscar dentro das Câmaras Municipais a criação da sua própria escola superior. "Com esse apoio, cada escola começa a funcionar e ganhar sua autonomia nesta parceria conosco. A gente acompanha a criação e a consolidação dessas escolas. Temos uma responsabilidade muito grande em relação a isso", defendeu.

O prêmio de Melhor Educação Legislativa, concedido Associação Brasileira de Escolas do Legislativo de Tribunal de Contas, para ela, funciona como uma validação de todo o trabalho realizado. " Esse prêmio é importantíssimo para a gente. Temos uma presidente na Unipece, a deputada Gabriella Aguiar, que nos valida, que está sempre acompanhando o trabalho, que nos dá espaço pra que a gente possa construir tão bem", afirmou.

Ela frisou que o planejamento desenvolvido contou como o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. "Essa premiação também abre os olhos dos 74 municípios que ainda não estão participando desse projeto. A gente agora já vai fechar com  mais alguns municípios pra abrir suas escolas", frisou.

Também participaram do evento em Brasília representantes das escolas legislativas municipais de Itarema, Cedro e Santana do Acaraú, que foram criadas a partir do projeto da Unipace.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho