Alece encerra atividades da segunda turma do curso Agente Ecoa
Por ALECE10/07/2024 14:10
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), nesta terça-feira (02/07), a segunda turma do curso Agente Ecoa. Por meio da iniciativa, a Célula estimula servidores da Casa a exercitar ações e boas práticas sustentáveis no espaço laboral. A ação foi realizada no auditório do Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque).
Conforme ressaltou a líder do Comitê de Responsabilidade Social e primeira-dama da Assembleia Legislativa, Cristiane Leitão, a educação ambiental é um dos passos para que se possa tornar o planeta Terra mais sustentável.
"Precisamos que cada um faça a sua parte para fazermos a diferença. Infelizmente, não temos no Brasil uma cultura voltada para a sustentabilidade e vocês, a partir de agora serão, multiplicadores das boas práticas na Assembleia Legislativa e no ambiente externo", defendeu. Ela apontou que o Comitê atua alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo a temática ambiental um dos principais itens.
Projeto ECOA e educação ambiental
A orientadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Conceição Machado, destacou que o Agente Ecoa integra as atividades do Projeto ECOA (Programa de Educação Continuada e Orientada Ambiental) que visa intensificar as ações em educação ambiental junto aos servidores.
''Essa é a segunda turma do Agente Ecoa. O projeto foi reformulado e ficamos felizes com a boa adesão e receptividade de todos. Alcançamos servidores dos três anexos e esperamos que eles possam conscientizar seus colegas de trabalho e familiares sobre a importância do consumo consciente do papel, uso racional da água e coleta seletiva", pontuou.
Conceição Machado destacou ainda projetos e campanhas que unem sustentabilidade e solidariedade, por meio de ações como a arrecadação de tampas de garrafas PET, bem como de lacres de alumínio, na Alece.
Curso integra atividades do Projeto ECOA - Foto: Divulgação/Comitê de Responsabilidade Social
Premiações
Na atividade, três alunos que se destacaram no curso foram premiados: Luana Pontes, Neuma Sampaio e João Pedro Angelim. A Engenheira Ambiental da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Jessica Tavares, destacou que o curso foi dividido em cinco módulos, de acordo com eixos temáticos, trabalhando também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030.
''Todos vão sair daqui com uma visão mais ampla de sustentabilidade e conscientes das ações que podem colocar em prática e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Fizemos uma pontuação entre os alunos e isso incentivou ainda mais a participação da turma, desde a melhoria na segregação de resíduos sólidos até o maior engajamento nas campanhas solidárias'', afirmou.
Saiba mais
O curso Agente Ecoa foi estruturado em cinco módulos, acompanhados por um questionário de percepção ambiental e um questionário final. As atividades práticas foram parte essencial do curso, projetadas para estimular e engajar os servidores a se tornar multiplicadores de boas práticas ambientais e sociais.
O primeiro módulo, tratou sobre Desenvolvimento Sustentável, ODS, Agenda 2030 e ações sustentáveis no dia a dia no ambiente de trabalho. O segundo foi dedicado aos recursos naturais, enquanto o terceiro debateu os recursos energéticos e hídricos. Também foram abordados resíduos sólidos, licitações e critérios sustentáveis.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Veja também