Alece conclui curso ''Sustentabilidade e Inovação na Gestão de Resíduos Sólidos - Ecoa"

Por ALECE
24/09/2024 15:08

Compartilhe esta notícia:

Engenheira ambiental Jéssica Tavares abordou vários temas inerentes à sustentabilidade Engenheira ambiental Jéssica Tavares abordou vários temas inerentes à sustentabilidade - Foto: Máximo Moura

Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) concluem, nesta sexta-feira (06/09), o curso de ''Sustentabilidade e Inovação na Gestão de Resíduos Sólidos - Ecoa". Ministrado por Jéssica Vieira Tavares, engenheira ambiental da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece, a capacitação apresentou, ao longo das aulas, conceitos e definições sobre sustentabilidade e classificações dos tipos de resíduos, bem como orientações quanto à segregação e destinação adequada dos resíduos.

Jéssica Tavares ressaltou que, além de conceitos, o curso explicou a evolução da sustentabilidade ao longo dos anos, e tratou sobre a inovação na gestão de resíduos sólidos com ações que são feitas na Alece, no Brasil e no mundo. ''Também abordamos economia circular, logística reversa e coleta seletiva para que os servidores possam ter esses conhecimentos e colocar em prática através de ações realizadas no ambiente de trabalho e em casa''.

A engenheira ambiental alertou para os impactos causados pelo uso do plástico e citou alternativas para substituí-lo. Um exemplo é o bioplástico, material projetado para ter menor impacto ambiental em comparação aos plásticos tradicionais. ''Esses materiais são feitos com fontes renováveis, podendo ser de origem natural como o milho, mandioca e beterraba, ou sintética, sendo essa uma alternativa mais ecológica ao plástico comum que é de origem fóssil''.

Outra opção é o plástico oxibiodegradável, tipo de plástico projetado para se decompor mais rapidamente do que o plástico convencional quando exposto ao ar e à luz solar, e as embalagens compostáveis. 

Exemplo alemão

Dentre os países que merecem destaque no quesito sistema de reciclagem, foi citado o caso da Alemanha, considerada um dos países que mais reciclam no mundo. Jéssica Tavares frisou que no país é comum trocar garrafas recicláveis por dinheiro por meio do sistema Pfands.

O sistema consiste em uma rede de maquininhas coletoras de garrafas ou latinhas de alumínio, espalhadas pelo país, que serão encaminhadas para a reciclagem. Em troca, o usuário recebe dinheiro em forma de cupons de compra.

Conforme ressaltou Jéssica Tavares, algumas empresas também oferecem benefícios para os  usuários que realizam reciclagem no Brasil. O Programa Ecoenel concede descontos na conta de energia elétrica através de troca de recicláveis, como por exemplo papel, plástico, metal e vidro. ''A Ambipar Group possui o Programa Triciclo, um sistema de fidelidade e recompensa, que converte resíduos sólidos em tricoins (os “pontos triciclo”), que podem ser convertidos em diversos produtos e serviços''. Além de vantagens, esses programas incentivam que as pessoas adotem ações sustentáveis.  

O curso ''Sustentabilidade e Inovação na Gestão de Resíduos Sólidos - Ecoa" foi iniciado na segunda-feira (02/09). As aulas foram realizadas na sala D do 1º andar do anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes).

Pesquisa

A Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, que integra o Comitê de Responsabilidade Social Alece, tem aplicado de pesquisa de percepção ambiental entre os servidores da Casa. As questões foram elaboradas para capturar as perspectivas que irão guiar a formulação de novas políticas e ações sustentáveis. Para participar, basta acessar o link https://tinyurl.com/2pnhz2xs .

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Veja também