Alece produz energia fotovoltaica e contribui com sustentabilidade

Por ALECE
16/10/2024 12:20

Compartilhe esta notícia:

Painéis solares ajudam a diminuir os custos de energia elétrica e contribuem para a redução das emissões de carbono Painéis solares ajudam a diminuir os custos de energia elétrica e contribuem para a redução das emissões de carbono - Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, tem investido em energia fotovoltaica como parte de suas iniciativas de sustentabilidade. A instalação de painéis solares no anexo III da Casa (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque) é um dos exemplos desse esforço, com o objetivo de gerar energia limpa e reduzir a dependência de fontes não renováveis.

Desde a instalação do sistema, em 2021, os painéis solares ajudam a diminuir os custos de energia elétrica e contribuem para a redução das emissões de carbono, alinhando-se com as metas de sustentabilidade do Estado. Além disso, a energia gerada é utilizada para abastecer parte das instalações da Assembleia Legislativa, promovendo um uso mais eficiente e sustentável dos recursos energéticos.

Para o supervisor da Célula de Sustentabilidade, Yuri Passos, o investimento em painéis solares contribui para sensibilização sobre a importância da variação das matrizes energéticas. “Foi um passo muito importante para a Assembleia Legislativa, por conta da economia financeira, por causa do aporte de energia elétrica que o sistema de placas produz, diminuindo gastos com energia no prédio”, avalia.

Yuri Passos indicou que a Alece e demais órgãos públicos devem aproveitar o potencial natural do Estado para produzir energia renovável. “Com isso, vamos dar uma devolutiva de boa gestão pública para a sociedade e mostrar que os investimentos realizados são para melhor utilização do dinheiro e promoção do serviço público”, acentuou.

Economia de energia no anexo III chega a 30%

De acordo com o administrador do anexo III da Alece, Manuel Jucá, a economia de energia no prédio após a instalação dos equipamentos chega a 30%. “A iniciativa da Assembleia Legislativa é espetacular. É importante a Alece ter abraçado a causa, porque a energia limpa é uma tendência mundial que veio para ficar, e não tem como retroagir nisso”, avalia. 

Manuel Jucá adiantou que a Alece estuda projeto para instalar novos painéis fotovoltaicos no edifício-garagem do anexo III com o intuito de cobrir todo o espaço. “A Célula de Sustentabilidade conversa conosco sobre um projeto para expandir o investimento. Nós temos um projeto para cobrir todo o estacionamento com placas solares no último andar do edifício-garagem do anexo III”, observa. 

Ele ressaltou ainda que a Alece tem modernizado suas instalações com equipamentos de ar-condicionado mais econômicos e novas instalações elétricas. “A modernização é para reduzir os custos com a energia não renovável. Já trocamos fiações antigas por novas, para não desperdiçar energia e evitar acidentes”, reforça. 

Em 2023, foram gerados 127,22 MWh de energia a partir dos painéis solares. Até o momento, em 2024, já foram produzidos 79,54 MWh de energia. Desde a instalação do sistema, em 2021, a Alece deixou de emitir 148,06 toneladas de CO2, o que equivale ao plantio de 3.796 árvores. Esses dados de geração e economia de CO2 foram fornecidos pela plataforma Solar.web, responsável pelo monitoramento do sistema.

Compostagem

Também entre as ações de sustentabilidade, a Alece conta com o pátio de compostagem da Casa, implementado em abril deste ano. Visando colaborar para diminuir os impactos do lixo no solo e promover o aproveitamento de resíduos, a Alece coleta diariamente os resíduos orgânicos produzidos no Parlamento cearense e leva para a realização da compostagem. Desde inaugurado, o pátio já recebeu mais de 870 quilos de lixo orgânico.

Núcleo de Comunicação Interna da Alece/com Agência de Notícias

Veja também