Campanha de doação arrecada meia tonelada de tampinhas em 2024
Por ALECE28/01/2025 14:18
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, realiza, desde 2022, a campanha "Troque suas tampinhas por um mundo mais sustentável". A ação arrecada tampinhas plásticas de garrafas pet e, após o recolhimento, o material reciclável é doado para a Associação Nossa Casa, vinculada ao Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio). Nos três anos a campanha já arrecadou 850 kg de material.
O montante das doações vem crescendo ao longo dos anos. Em 2022, primeiro ano do trabalho, foi arrecadado um total de 89 kg de tampinhas. Em 2023, a quantidade chegou a 260 kg. Neste ano, as doações atingiram 510 kg, ratificando a mobilização ativa dos servidores da Alece e do público externo, que se uniram em prol de uma causa social e sustentável.
Segundo Conceição Machado, orientadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, o crescimento expressivo das doações ao longo dos anos demonstra a consciência social e ambiental dos servidores e da população em geral. “Ano após ano o engajamento aumenta, mostrando como a mobilização faz a diferença. A quantidade arrecadada este praticamente dobrou. Isso reflete o comprometimento dos servidores e a solidariedade das pessoas envolvidas”, destaca.
A orientadora enfatiza que o Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Assembleia Legislativa está sempre disposto a apoiar e implementar projetos que vão além do papel institucional da Casa, olhando para as pessoas, para o meio ambiente e para o futuro do nosso Estado.
Associação recebe material
A entrega do material arrecadado em 2024 aconteceu foi realizada no dia 9 de dezembro. A Associação Nossa Casa, beneficiada pelo Projeto, recebeu os 510 kg de tampinhas plásticas na sede do Crio. O material reciclável é revertido em recursos financeiros para a compra de alimentos essenciais, como carnes e hortifrutigranjeiros, garantindo qualidade e dignidade no atendimento oferecido aos pacientes oncológicos.
Para Karina Almeida, nutricionista do Crio, o valor arrecadado com a venda das tampinhas é essencial para suprir necessidades diárias da instituição: “Todo o valor que arrecadamos com as tampinhas é utilizado na compra dos alimentos que não chegam por meio de outras doações, como carnes e hortifrutigranjeiros”, relata.

Associação Nossa Casa, beneficiada pelo Projeto, recebeu os 510 kg de tampinhas plásticas na sede do Crio - Foto: Divulgação/Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental
Karina explica que o Crio oferece refeições balanceadas, respeitando as dietas nutricionais necessárias para cada paciente, de acordo com suas condições de saúde. “Esse tipo de apoio é fundamental para manter a casa funcionando e para garantir dignidade e acolhimento durante o tratamento. A alimentação adequada é um dos pilares para a recuperação deles”, pontua.
Nossa Casa
A Associação Nossa Casa oferece hospedagem e suporte a cerca de 40 pacientes simultaneamente, vindos do interior do Estado para tratamento contra o câncer na capital cearense. Durante o período de estadia, os assistidos recebem seis refeições diárias, além de acompanhamento nutricional, psicológico e ocupacional.
Bárbara Sousa, responsável pelo setor administrativo do Crio, reforçou a importância da parceria com a Alece e como a contribuição afeta diretamente os atendidos pela instituição. “Aqui, os pacientes são acolhidos com muito cuidado e carinho durante todo o período de tratamento, que é um momento delicado e desgastante. Eles ficam hospedados de segunda a sexta-feira, e recebem todas as refeições necessárias, e nos finais de semana retornam para suas casas, voltando na semana seguinte”, detalhou.
Segundo Bárbara, a parceria com o poder legislativo cearense é muito importante porque fortalece o trabalho. “Este apoio nos dá condições de oferecer um atendimento completo e de qualidade, o que faz toda a diferença na vida das pessoas que passam pela casa”, enfatizou.
Saiba mais
A campanha das tampinhas plásticas, além de contribuir com a assistência social, também estimula práticas sustentáveis entre os servidores da Alece. Para fortalecer a adesão, a Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental promoveu uma ação que incentivava os participantes a depositarem bombonas de cinco litros cheias de tampinhas. Em troca, cada servidor recebia um copo ecológico reutilizável, colaborando para a redução do consumo de copos plásticos nas instalações da Casa.
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Veja também

Comitê de Gestão Estratégica realiza reunião para alinhar ações com órgãos da Alece
Autor: ALECE
Controladoria da Alece realiza reunião sobre Plano de Ação para Sanar Fragilidades
Autor: ALECE