Agente Ecoa inicia atividades

Por ALECE
12/06/2023 12:50

Compartilhe esta notícia:

Iniciativa reuniu servidores de vários setores da Alece Iniciativa reuniu servidores de vários setores da Alece - Bia Medeiros

Dando continuidade à programação do Mês do Meio Ambiente, o Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, iniciou, no dia 7 de junho, as  atividades do  Agente Ecoa (Programa de Educação Continuada e Orientada Ambiental). A iniciativa tem por objetivo intensificar as ações em educação ambiental junto aos servidores.

O projeto também busca a estimular uma cultura ambientalmente responsável e propiciar que se desenvolva uma mentalidade orientada ao uso sustentável dos recursos naturais e bens públicos no Poder Legislativo. A iniciativa, que se soma às ações de sustentabilidade na Alece, nomeou servidores de setores estratégicos da Casa para atuar como multiplicadores e educadores ambientais em seus locais de trabalho.

Na ocasião, Jéssica Tavares, da Célula de Sustentabilidade Ambiental, reforçou  que o setor tem o propósito  de tornar a administração pública mais sustentável, influenciando a utilização coerente dos recursos naturais e dos bens públicos.

Dentre as práticas sustentáveis na Alece, a servidora citou a coleta seletiva solidária, gerenciamento de resíduos sólidos , compostagem, monitoramento de consumo de copos e resmas de papel e impressões. ''O Agente Ecoa  vai incentivar a adoção de medidas sustentáveis no dia a dia, contribuindo para reduzir os impactos ambientais. Nossa célula realiza uma serie de ações, incluindo cursos, capacitações e oficinas, com o objetivo de sensibilizar e promover o uso eficiente de recursos naturais e a cultura sustentável na Alece'', acentuou. 

Medidas práticas

João Pedro Freire, da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental,  orientou como os servidores devem agir para incentivar práticas sustentáveis. Segundo afirmou, é necessário observar  o consumo de copos descartáveis e incentivar sua redução, realizar impressões frente e verso, estimular  o desligamento de telas, luzes e ar-condicionado ao sair do ambiente. ''Estimule a mudança. A Alece possui caixas espalhadas  para  resíduos recicláveis e não-recicláveis,  incentive  seus colegas a participar das campanhas solidárias. É bom para quem participa e para o meio ambiente'', defendeu.

Atividade mobilizou servidores em dois turnos, no dia 7 de junho - Foto: Divulgação/Alece

O servidor Luís Eduardo Lima vai atuar como Agente Ecoa da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti). Dentre as medidas sustentáveis, ele destacou a redução do consumo de papel. ''Uma das nossa grandes contribuições será  a diminuição das impressões e o consumo de papel. Somos uma Casa política, temos alta demanda de emissão de formulários, memorandos e ofícios. Em breve, o sistema Prodocs será lançado e a tramitação e gestão de documentos  será feita em meio exclusivamente virtual, contribuindo para  redução consistente no uso de papel, que hoje gira em torno de 8,7 toneladas mensais", quantificou.

Próximas etapas 

Após a apresentação sobre as diretrizes, o Agente Ecoa será realizado de  forma prática, com os servidores aplicando os direcionamentos recebidos, no seu local de trabalho.

Os agentes irão elaborar relatórios com os pontos abordados na educação ambiental do setor, volume de resíduo reciclável gerado e enviado à Sala de Reciclagem da Alece, adesão aos programas de coleta de pilha e bateria, esponjas, lacres de latinhas, bem como adesão à práticas sustentáveis, como impressão frente e verso, uso de canecas e copos não descartáveis e o desligamento de computadores e ar condicionado ao sair do ambiente.

Ao final de um período de três meses será elaborado um relatório, com as melhorias alcançadas por meio de treinamento, para ser enviado para a Célula.

Edição: Salomão de Castro

 

Veja também