Alece lança Manual de Desenvolvimento de Software

Por ALECE
26/10/2023 16:06

Compartilhe esta notícia:

Manual foi lançado no Complexo de Comissões Técnicas da Alece Manual foi lançado no Complexo de Comissões Técnicas da Alece - Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), lançou, nesta quinta-feira (19/10), no Complexo de Comissões Técnicas, o Manual de Desenvolvimento de Software, por ocasião do Dia do Profissional de Tecnologia da Informação. O projeto foi iniciado em 2020, com o objetivo de subsidiar e orientar os servidores da Célula de Sistemas de Informação em relação aos procedimentos de desenvolvimentos dos softwares necessários ao Poder Legislativo.

Comandado pelo coordenador da Coti, Vicente Soares, o ato solene teve a participação dos titulares da Diretoria Legislativa, Fabrício Machado, Diretoria Administrativa Financeira, Paulo Neiva, Departamento de Administração, Lise Novais, Consultoria Técnica Legislativa Erliene Vale, e Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional, Heline Joyce, dentre outros. Na oportunidade, também foram homenageados cinco servidores escolhidos por seus pares pelo bom trabalho desempenhado, sintonia com a equipe e comprometimento com a célula que integram.

Vicente Soares assinalou que a data foi escolhida porque em 19 de outubro de 1901 o brasileiro Alberto Santos Dumont deu a primeira volta na Torre Eiffel pilotando um dirigível. "Esta é uma singela homenagem aos profissionais de Tecnologia da Informação e também aproveitamos o dia para realizar o lançamento do Manual, que é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento dos softwares. O manual vai basear os desenvolvedores de nossa equipe, quando houver demandas de órgãos para o desenvolvimento de soluções digitais", afirmou.

De acordo com o coordenador, a Coti já tem 37 soluções digitais desenvolvidas por sua equipe ao longo de sua história. "O Manual vai ficar como uma bíblia para que até mesmo os novos desenvolvedores que forem agregados à Coti tenham um norte neste trabalho. Sem este embasamento, não haveria uniformidade e poderia gerar conflitos entre as tecnologias empregadas e com a estrutura da própria Casa", acentuou.

O Manual, conforme explicou Vicente Soares, estará à disposição dos funcionários em meio físico e digital, no site da Alece. "Esta é uma ferramenta para uso interno da Coti, mas está disponível para consultas. Porém, se dedica a Célula de Desenvolvimento de Softwares", asseverou. 

Homenagens

Os servidores homenageados com comenda de "honra ao mérito", durante o ator solene, foram Francisco Cristiano de Lima, Rômulo Queiroz Cordeiro, Luiz Eduardo de Lima e Silva, Artur Bruno da Silva Câncio e Alexsandro Gomes Porfírio.

Durante a solenidade, o diretor Fabrício Machado parabenizou todos os profissionais que compõem a Coti, salientando que eles fazem um trabalho colaborativo. "São servidores altamente qualificados que permitem, inclusive, que a Alece tenha a Consultoria Técnica Legislativa como área certificada de qualidade com ISO 9001-2015, demonstrando o protagonismo da Alece", afirmou. Ele também apontou que o atual estágio de excelência alcançado também tem a participação de gestores e servidores anteriores.

Atividade foi marcada por homenagens a servidores da Alece - Foto: Paulo Rocha

O diretor Paulo Neiva salientou que hoje é impossível se falar em melhorias de qualquer setor da gestão da Alece sem citar no trabalho realizados pelos profissionais da Coti. "É sem dúvida o mais importante órgão de apoio da Casa", atestou.

A coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Heline Joyce, disse contar regularmente com o apoio do pessoal da Coti, "que muitas vezes até extrapolam de suas funções para melhor nos atender". Erliene Vale também agradeceu o apoio recebido sempre de forma muito solícita, às demandas apresentadas pela CTLegis.

A apresentação do Manual de Desenvolvimento de Desenvolvimento de Software ficou a cargo do servidor Leones Fernandes. Ele informou que a publicação contou com as parcerias de Valdo Costa, Ernandes do Carmo  do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), e dos servidores Artur Bruno Câncio, Cecília Correia Nogueira, Felipe Arruda Brito, Fátima do Nascimento Silva, Leone Mendonça Filho, Luiz Morais Neto e Mateus Pires Gradvohl. 

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Veja também