Alece realiza doação de produtos eletroeletrônicos sem serventia

Por ALECE
19/12/2023 17:25

Compartilhe esta notícia:

Entrega das doações foi feita para o Instituto Robótica Sustentável Entrega das doações foi feita para o Instituto Robótica Sustentável - Foto: Comitê de Responsabilidade Social

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, entregou nesta segunda-feira, 11 de dezembro, 86,6 kg de produtos eletroeletrônicos sem serventia para o Instituto Robótica Sustentável.

Os materiais, que incluíam cabos, impressoras, câmeras fotográficas, eletrodomésticos, dentre outros, foram doados pelos servidores da Casa Legislativa após realização de campanha interna. A entrega foi feita por Gabriel Farias, Jessica Tavares e Eugênio Pacelli, integrantes da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, a André Cardoso, presidente do Robótica Sustentável.

Gabriel Farias, engenheiro ambiental da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, explica que os resíduos eletrônicos apresentam em sua composição metais de difícil degradação e produtos químicos tóxicos, que podem causar danos ambientais em caso de falta da reciclagem. Ele destaca que a ação além do cunho sustentável apresenta um viés social, visto que os produtos que no processo final chegam na reciclagem garantem renda aos recicladores.

“Foi muito louvável a participação dos servidores da Casa nessa campanha para fins de sustentabilidade e questões sociais. Esses resíduos são de longa duração e apresentam um impacto muito nocivo para o meio ambiente. Cada vez mais isso tem impactado em uma economia circular, onde esses resíduos acabam gerando renda quando aplicados dentro da reciclagem correta”, afirma.

Os equipamentos doados serão analisados e destinados para reúso ou reciclagem - Foto: Comitê de Responsabilidade Social

André Cardoso, presidente do Instituto Robótica Sustentável, informa que os materiais recebidos vão passar por um processo de triagem interna, com parte dos materiais recondicionados para uso na robótica, enquanto outros ganham a destinação correta para a reciclagem.

“Vamos levar esse lixo para nossa sede e fazer uma triagem bem detalhada desse material. Após a triagem, vamos desmontar e separar os principais componentes, como o ferro, placas eletrônicas e o plástico. Parte desse material, quando recondicionado, pode ser reutilizado na área da robótica, inclusive se transformando em brinquedos. O que não pode ser usado na robótica ganha destinação correta na área da reciclagem”, esclarece.

Núcleo de Comunicação Interna da Alece


 

Veja também