Análise crítica atesta adequação da CTLegis ao Sistema de Gestão da Qualidade
Por ALECE27/10/2023 05:10
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A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), dá continuidade ao processo de adequação da Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis) ao Sistema de Gestão da Qualidade. Nesta quinta-feira (25/10), foi realizada a segunda reunião de Análise Crítica do Sistema de Gestão da Qualidade referente ao escopo dos serviços prestados pela Consultoria no Complexo de Comissões Técnicas da Alece.
A CTLegis é uma área da Diretoria Legislativa e vem sendo certificada pela Norma ISO 9001:2015 desde 2011. A coordenadora da Codins, Heline Joyce, informa que para manter esta certificação é necessário que se atenda a vários requisitos. "Um deles diz que em intervalos planejados seja realizada uma Análise Crítica do Sistema a fim de prover a melhoria contínua dos processos", acentua.
O diretor legislativo da Alece, Fabrício Machado, reforça que o Parlamento cearense é o único do País com certificação em sua atividade fim. "A reunião de análise crítica é periódica e analisa as ações e desempenho das áreas envolvidas no Sistema de Gestão da Qualidade. Recentemente, a Alece passou por uma auditoria interna que atestou a excelência da CTLegis", destaca.
A reunião constata a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade da CTLegis, comprovando que as metas dos indicadores foram todas superadas e a inexistência de "não conformidades" apontadas durante a auditoria interna.
Auditoria externa
Durante o encontro, é feito o alinhamento do Direcionamento Estratégico da Casa, análise de resultados de indicadores e discussão sobre possíveis melhorias para a área certificada (no caso, a Consultoria Técnica Legislativa).
Segundo Heline Joyce, também é feita a verificação da necessidade de provimento de recursos e a preparação para a auditoria externa de manutenção da certificação, agendada para o dia 24 de novembro, e que será realizada pela empresa Vanzolini.
Para a orientadora da CTLegis, Erliene Vale, a Gestão da Qualidade possibilita a melhoria contínua dos processos, aumenta a produtividade e diminui falhas. Com isso, se consegue otimizar o tempo, controlar o uso de materiais, culminando com a prática da Gestão por Resultados. Erliene garante que a certificação contribui para uma mudança de cultura no serviço público que irá culminar numa melhora da qualidade.
Outros três órgãos da Casa participaram da reunião: a Controladoria, órgão responsável pela realização das auditorias internas, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), área que fornece os equipamentos de tecnologia (hardware, software e Internet) e a Coordenadoria de Qualificação de Servidores, área responsável por prover capacitações necessárias para manter as competências necessárias aos servidores da Consultoria Técnica Legislativa.
Edição: Salomão de Castro
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