Balanço do Ciadi aponta ampliação de atendimentos e ações de conscientização
Por ALECE31/07/2023 13:05 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Ceará fortaleceu, ao longo do primeiro semestre de 2023, seu serviço de atendimento especializado para crianças e adolescentes, e ampliou ações para sensibilização e inclusão.
Entre os meses de janeiro e junho, o Ciadi realizou 8.017 atendimentos individuais e 57 atendimentos em grupo. O Centro oferece acompanhamento para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e crianças com T21 (síndrome de Down).
Criado em junho de 2021, o Ciadi atende, atualmente, 69 crianças e adolescentes a partir do trabalho de uma equipe multidisciplinar com foco no desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e sociais para construção da autonomia e integração na vida social. Também são promovidas ações com as famílias para abordar aspectos emocionais, reforçar vínculos e a parceria para a realização do trabalho contínuo.
O Ciadi conta com uma equipe de profissionais de diversas áreas, como assistência social, enfermagem, psiquiatria infantil, pediatria, neuropediatria infantil, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicopedagogia, psicologia, fisioterapia, educação física e musicoterapia.
Sáskya Vaz, coordenadora do Ciadi, destaca o atendimento de qualidade, especializado e humanizado oferecido pelo órgão da Alece. “Além disso, o Ciadi tem como compromisso um olhar sistêmico em sua gestão e esse olhar envolve o todo, percebendo a importância na prestação de serviços à sociedade”, pontua.
Na perspectiva da integração das crianças, adolescentes e suas famílias nos mais diversos espaços, o Centro proporcionou atividades externas especiais, como a ida ao Castelão para assistir a um jogo de futebol e ao teatro.
Segundo a coordenadora, essas atividades foram de grande relevância tanto para o nosso público interno quanto para o público externo, pois pudemos perceber a grandeza da inclusão em nossa sociedade”.
Sensibilização e informação
Sáskya Vaz comenta que, no primeiro semestre de 2023, além dos acompanhamentos ao seu público, o Ciadi realizou “eventos relevantes na mobilização da sociedade para as políticas públicas de inclusão”.
Em março, aconteceu o Seminário “Síndrome de Down: Essência de puro amor”, em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. O evento teve programação diversa com apresentações artísticas e debates com especialistas, famílias e pessoas com T21 para abordar os desafios, as conquistas e a importância de enfrentar os preconceitos e informar sobre as potencialidades da integração na sociedade.
Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, o Ciadi promoveu o Seminário “Autismo: mais informação, menos preconceito”. Com ampla programação de debates, o evento abordou os direitos das pessoas com TEA, a luta anticapacitista, a identificação do autismo nas diferentes fases da vida e as experiências de pessoas com autismo e das famílias diantes do diagnóstico.
Também foram realizadas, em parceria com o Comitê de Responsabilidade Social da Alece, duas edições do Cine Alece sobre T21 e TEA, em março e abril, respectivamente, abordando as temáticas com jovens de escolas públicas e programas profissionalizantes por meio de filmes e debates.
Estatuto da Pessoa com Deficiência em debate
Em julho, os oito anos do Estatuto da Pessoa com Deficiência no Brasil apontaram para a urgência de debater a legislação, os avanços e desafios necessários. Por isso, o Ciadi, em parceria com o Comitê de Responsabilidade Social, Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) e Unipace, realizou a roda de conversa “Estatuto da Pessoa com Deficiência: construindo uma política social sistêmica e inclusiva”.
O debate, que contou com diversas representações do poder público e sociedade civil, buscou, segundo destacou a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, durante a abertura do evento, visibilizar, conscientizar e construir uma carta-aberta sobre as políticas públicas para pessoas com deficiência para contribuir com o Governo do Estado na área.
A partir de debates, visitas para troca de informações e experiências, participação em solenidades, audiências públicas e reuniões, o órgão da Alece pretende, cada vez mais, colaborar para a construção de uma sociedade mais inclusiva, que respeite os direitos de todas as pessoas e oportunize que vivam de forma plena sua cidadania.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também