Campanha da Alece incentiva descarte adequado de produtos eletroeletrônicos

Por ALECE
16/10/2023 10:16

Compartilhe esta notícia:

Campanha prossegue até 16 de outubro Campanha prossegue até 16 de outubro - Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social, iniciou, nesta segunda-feira (09/10), campanha para coleta de produtos eletroeletrônicos sem serventia. Os servidores do Poder Legislativo podem doar celulares, eletrodomésticos, computadores, câmeras fotográficas e impressoras, dentre outros, que, por não possuírem mais vida útil, acabam se tornando Resíduos Eletrônicos (REE).

O engenheiro ambiental, da Célula de Sustentabilidade, João Pedro Freire, explica que a campanha é em alusão ao Dia da Ciência e Tecnologia, reconhecendo o avanço da humanidade em criações tecnológicas. "Mas junto com esses avanços, no final da vida útil dos produtos criados, há produção de resíduos que têm uma certa periculosidade, porque em suas composições há metais perigosos e materiais tóxicos que não podem ser descartados com o lixo comum", alerta.

Conforme João Pedro Freire, estes resíduos devem ser destinados para a reciclagem ou para a logística reversa. "Por isso estamos estimulando os servidores a procurar em suas residências materiais eletrônicos em desuso e direcionar estes componentes para a Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental", acentua.

Alinhamento com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Visando o engajamento dos servidores do Parlamento na construção de um Planeta mais sustentável, a Alece, fundamentada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente o ODS 12 (Consumo Responsável), realiza a campanha. Os materiais podem ser deixados na sala da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, que fica situada no Anexo I, até o dia 14 de outubro, data em que é celebrado o Dia da Ciência e da Tecnologia.

O Instituto Robótica Sustentável ficará responsável pelos produtos descartados. Victor Almirando, que integra a entidade, participou da abertura da coleta de eletrônicos em desuso. Ele explicou que o projeto de reciclagem já funciona há mais de sete anos, tendo iniciado na Escola Dom Helder Câmara, no bairro Quintino Cunha, em Fortaleza. Segundo ele, o professor André Cardoso lidera a iniciativa para oferecer destinação correta aos resíduos.

Campanha prossegue até 16 de outubro - Foto: Paulo Rocha

Conforme salienta Victor Almirando, atualmente, os equipamentos eletrônicos têm vida útil de até cinco anos. "Muitas pessoas não sabem que o descarte irregular pode causar danos à natureza e calcula-se cada casa tenha em torno de dez quilos deste tipo de lixo. Por isso nos disponibilizamos a realizar esta coleta, evitando danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas", assevera.     

Demonstração

Na abertura da campanha, foi realizada uma demonstração para os servidores e visitantes da Alece sobre como brinquedos são montados a partir da coleta dos resíduos eletrônicos, pelos integrantes do Instituto Robótica Sustentável, no Auditório do Comitê de Imprensa da Alece, situado no Anexo I.

Serviço: Campanha de doação de Resíduos Eletrônicos (REE). Local para doação de resíduos eletrônicos: Sala da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental - Anexo 1. Data final da campanha: 16 de outubro.

Núcleo de Comunicação Interna da Alece


 

Veja também