Célula da Agenda Ambiental conquista selo A3P do MMA
Por ALECE16/07/2021 17:58 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A Célula da Agenda Ambiental da Assembleia Legislativa do Ceará conquistou nesta semana o selo A3P do Ministério do Meio Ambiente, referente ao preenchimento do Sistema de Monitoramento Socioambiental (RESSOA), certificação que reconhece ações de sustentabilidade adotadas pelo Poder Legislativo referentes ao ano de 2020.
O Ressoa faz parte do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem como objetivo monitorar virtualmente a gestão socioambiental das instituições supervisionadas pelo MMA. Por meio do sistema, são realizadas compilações dos dados e o envio do relatório de monitoramento anual da A3P, como previsto no Termo de Adesão.
A engenheira ambiental da célula da Agenda Ambiental da Alece, Morgana Ferreira, ressalta que o Selo A3P, emitido anualmente, consolida as boas ações de sustentabilidade da Casa.
Conforme esclarece, a Célula faz o acompanhamento do controle da gestão hídrica, gestão energética da Assembleia, gastos com quantidade de combustível que é coletado no carro, bem como o quanto é consumido de material orgânico dos setores. ''Esse selo contempla todo o trabalho que é feito durante o ano. Não é apenas um controle que a gente faz. Precisamos da ajuda de todos os setores e os dados recebidos são compilados para fazermos uma análise crítica e enxergarmos onde estão os gargalos para atuar localmente na educação ambiental'', destaca.
Selos
A célula da Agenda Ambiental possui o selo Prata, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente em 2016, e A3P do Sistema de Monitoramento Socioambiental (RESSOA) obtido em agosto de 2018. No ano de 2019, o Sistema de Gerenciamento Virtual de Coletas (SGVC) e o reúso da água produzida pelos aparelhos de ar condicionado da Assembleia foram selecionados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para integrar o Banco de Boas Práticas da instituição.
A Célula da Agenda Ambiental está fazendo o acompanhamento de projetos prioritários da Assembleia Sustentável e, para isso, tem buscado parceria com o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) para dar celeridade ao processo. Um dos projetos se refere à eficiência energética dos anexos da Assembleia.
A engenheira ambiental destaca que o anexo III, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque, é o mais sustentável e seguirá a orientação das construções sustentáveis, de forma a tornar o equipamento eficiente ambientalmente. Dentre as medidas, de acordo com Morgana, estão ventilação cruzada e iluminação natural, que vão possibilitar o recebimento do selo Aece de Eficiência Energética de nivel A.
A Célula estuda a possibilidade de uma estação de tratamento de efluente para o Anexo I, para ''conseguir captar o que chamamos popularmente de esgoto, para ser utilizado na irrigação da área verde e está renovando o plano de gerenciamento de resíduos sólidos nos Anexos I e II.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032
Veja também