Coge trata da regulamentação de comitês técnicos setoriais em reunião ordinária
Por ALECE19/08/2022 13:48 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O Comitê de Gestão Estratégica da Assembleia Legislativa do Ceará realizou sua 15ª reunião ordinária nesta terça-feira (07/06). O colegiado, instituído pela Resolução nº 698/2019, tem a finalidade de implantar o modelo de governança para a sistematização de práticas relacionadas ao planejamento estratégico, à gestão de riscos, aos controles internos e à integridade da gestão.
Uma das pautas do encontro foi a apresentação da proposta de regulamentação de comitês técnicos setoriais que vão atuar numa linha intermediária com Departamentos, Células e Núcleos, promovendo uma conexão mais vertical entre governança e gestão.
Conforme explica a controladora da Alece, Sílvia Helena Correia, serão cinco comitês que terão como competência primária fazer a interlocução entre o Comitê e as áreas executivas, bem como orientar, patrocinar e acompanhar o monitoramento desses projetos estratégicos. "Para facilitar a interlocução entre o Coge e as áreas executivas (órgãos de primeira e segunda linha que executam esses projetos), por sugestão da Fundação Dom Cabral (FDC), prevemos na resolução 698 a criação de comitês técnicos setoriais", justifica.
Avaliação
Heline Joyce, titular da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), apresentou uma adaptação a metodologia de monitoramento e avaliação sugerida pela Fundação Dom Cabral, que será realizado por etapas. Conforme detalhou, a metodologia compreende avaliação gerencial mensal (AGM) com os gerentes de projetos e os gestores dos órgãos; reunião de avaliação técnica setorial (RATS) trimestral sobre indicadores e metas em nível tático e operacional, com a participação de gerentes de projetos e coordenadores de comitês; e reunião de avaliação estratégica (RAE) trimestral também para avaliar indicadores e metas estratégicos com a participação da Codins, Coge e coordenadores de Comitês.
''Os Comitês Técnicos setoriais objetivam otimizar a implantação da metodologia de monitoramento e avaliação do direcionamento estratégico da Assembleia Legislativa do Ceará (por meio do programa Alece 2030). Eles deverão ser formalizados por meio de uma portaria da Diretoria Geral. Estamos minutando essa portaria, que será analisada pela diretora geral, Sávia Magalhães, para depois ser posta em análise pelo Coge e só então validada'', informa Heline Joyce.
Monitoramento dos projetos
Sobre o andamento dos projetos prioritários do Alece 2030, pauta fixa das reuniões do Coge, foram apresentados dados. Dos 32 projetos que estão sendo monitorados, 30% deles foram concluídos e 18% estão em andamento. ''Esses 32 projetos geraram 98 entregas. Desse total, 47% foram concluídas, 27% estão em andamento, 17% sobrestadas e 7% a iniciar'', pontua Heline Joyce.
O encontro também marcou a aprovação da ata da 14ª da reunião e a apresentação de alguns informes, com destaque para as capacitações que estão sendo realizadas no âmbito dos projetos do Alece 2030; a capacitação em Gestão por Processos, ministrada pela Fundação Dom Cabral, que vai até 27 de junho, com a participação de 40 servidores, sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, que faz parte de uma atividade do projeto de implantação da LGPD na Assembleia, e a capacitação em Gestão por Competências, também no âmbito do Alece 2030.
Saiba mais
O Coge é formado por titulares da Diretoria Geral, Controladoria, Diretorias Administrativa Financeira e Legislativa, Procuradoria-Geral, Coordenadoria de Comunicação Social, Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), Chefia de Gabinete da Presidência, Coordenadoria de Comunicação Legislativa, Secretaria Executiva da Mesa Diretora, Comitê de Responsabilidade Social, Ouvidoria Parlamentar e Unipace.
JB
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também