Comitê de Gestão Estratégica da Alece inicia atividades em 2024

Por ALECE
05/02/2024 14:02

Compartilhe esta notícia:

Reunião do Coge, no Salão Nobre da Presidência da Alece Reunião do Coge, no Salão Nobre da Presidência da Alece - Foto: Paulo Rocha

O Comitê de Gestão Estratégica (Coge) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou, nesta segunda-feira (05/02), no Salão Nobre da Presidência da Alece, sua 33ª reunião ordinária. O encontro foi o primeiro do Comitê em 2024 e contou com a presença da primeira-dama da Assembleia Legislativa, Cristiane Leitão, diretores e coordenadores.

A controladora do Poder Legislativo e secretária executiva do Comitê, Sílvia Correia, disse que este ano é o do fechamento de gestão e por isso os esforços deverão ser ainda maiores para se atingir os objetivos traçados, em referência ao mandato da Mesa Diretora da Casa, no biênio 2023/2024. "Além  de avaliarmos os projetos e as ações estratégicas que irão encerrar este ciclo, tratamos das questões que envolvem a sustentabilidade dentro da Alece, que são coordenadas pela primeira-dama, por meio do Comitê de Responsabilidade Social e suas Células", explicou.

Cristiane Leitão destacou que é importante a participação, nesta primeira reunião, dos diretores e coordenadores da Casa, em que tomam parte das ações e se define um planejamento estratégico. "É essa gestão sistêmica, pautada em cima dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), e que foi colocada pelo presidente Evandro Leitão (PT), desde o início da gestão em 2021, que tem nos levado à conquistas de grandes objetivos", salientou a primeira-dama.

Sustentabilidade

Segundo afirmou Cristiane Leitão, o projeto de sustentabilidade da Alece, que busca transformar o Poder Legislativo estadual na "Assembleia Lixo Zero", é desafiador. A primeira-dama lembra que a Alece já ganhou prêmio de reconhecimento por suas ações de sustentabilidade e que isso só é possível por causa da conscientização do público-interno por meio de treinamentos e orientações.

"O projeto ECOA (Educação Continuada e Orientada Ambiental) é a ferramenta que nos proporciona estimular em nossos servidores uma cultura ambiental responsável e propicia uma mentalidade de uso sustentável dos recursos naturais", avaliou.

Avaliação contemplou ações do biênio 2023/2024 - Foto: Paulo Rocha

Sílvia Correia destacou os esforços para que sejam concluídos todos os projetos em desenvolvimento que foram pensados para o período 2023/2024. "Hoje, vamos orientar os cinco comitês técnico-setoriais a definir as prioridades que serão atacadas em 2024", revelou. Sílvia deu o exemplo da sustentabilidade, que estabeleceu como meta a redução da utilização de papel e copos descartáveis na Casa.

Além da sustentabilidade, a controladora citou a questão da transparência na Alece. "A Transparência Internacional Brasil e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil nos premiaram e colocaram a Alece, em 2023, como uma das Assembleias mais transparentes do país. Precisamos manter o trabalho para continuar subindo no ranking", defendeu.

A pauta

Na 33ª reunião do Coge a pauta trouxe como temas: aprovação da ata da 32ª reunião; informes; Plano de Logística Sustentável do Comitê de Responsabilidade Social; Projeto ECOA; política de redução de impressões e de copos descartáveis; priorização de projetos e ações estratégicas do programa Alece 2030 para 2024; definição de indicadores estratégicos do Alece 2030; e Programa de Educação Continuada em Governança (PECGOV).

Saiba mais         

Compõem o Comitê de Gestão Estratégica (Coge): Diretoria-Geral - que exerce a função de coordenação -, Controladoria - que exerce a função de secretária executiva -, Diretoria Legislativa, Diretoria Administrativa e Financeira, Procuradoria-Geral, Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), Coordenadoria de Comunicação Social; Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), Chefia de Gabinete da Presidência, Coordenadoria de Comunicação Legislativa, Secretaria Executiva da Mesa Diretora, Comitê de Responsabilidade Social, Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e Ouvidoria Parlamentar.

 

 

Texto: Paulo Veras

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

Veja também