Famílias acompanhadas pelo Ciadi recebem devolutivas do desenvolvimento do semestre
Por ALECE05/07/2023 13:11 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O encerramento do semestre de atividades do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) contou com encontros ao longo da última semana entre a equipe e as famílias das crianças acompanhadas.
O Ciadi atende crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e crianças com T21 (síndrome de Down). Os encontros individuais tiveram como objetivo fazer uma devolutiva dos profissionais das diversas áreas que acompanham as crianças, buscando apresentar o quadro geral, avaliar o desenvolvimento ao longo do semestre, assim como planejar novas estratégias para a próxima etapa do ano.
Os momentos também são especiais por reforçar os vínculos e compromissos entre equipe e famílias, parceria essencial para o trabalho realizado com foco na construção da autonomia, reabilitação, inclusão e desenvolvimento em diversos aspectos.
O psicólogo Laerte Bastos é um dos profissionais do Ciadi e explica que a devolutiva é um momento muito importante, pois permite uma conversa mais longa com as famílias sobre os atendimentos. Segundo ele, são abordadas as dúvidas, apresentados detalhes dos projetos realizados com as crianças, assim como destacada a importância das terapias para o desenvolvimento de cada uma.
Estratégias
As devolutivas semestrais também são usadas para criar estratégias com as famílias sobre o que precisa ser trabalhado com cada criança e também sobre a manutenção e generalização de habilidades.
Zuila Vieira é mãe do Caleb Vieira, de sete anos, acompanhado pelos profissionais do Ciadi, e explica que o Centro é muito importante para o filho e para ela. Ela relembra que, antes do Ciadi, a criança não se comunicava muito com as outras pessoas e, no início, era resistente a algumas atividades propostas pelos terapeutas.
Agora, o menino aproveita os diversos momentos semanais com os profissionais, com destaque para a musicoterapia, comenta. O retorno dos profissionais no momento da devolutiva, avalia Zuila, é muito bom para poder entender o desenvolvimento das habilidades do filho. Durante o encontro individual, é possível encontrar a equipe de referência de cada criança, saber quais pontos avançaram e aqueles que precisam ser focados.
No mês de julho, as crianças aproveitam o período de férias, alinhado às férias escolares, e retornam para as atividades do Ciadi em agosto.
Texto: Assessoria de Imprensa do Ciadi, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Edição: Salomão de Castro
Veja também