FM Assembleia tem trabalhos premiados na 16ª edição do Gandhi

Por ALECE
19/12/2023 17:28

Compartilhe esta notícia:

Reportegem de Sílvio Augusto discutiu o racismo no futebol Reportegem de Sílvio Augusto discutiu o racismo no futebol - Foto: Acervo pessoal

A Rádio FM Assembleia teve duas reportagens entre os trabalhos agraciados no Prêmio Gandhi de Comunicação, edição 2023. Os vencedores foram apresentados na noite desta quarta-feira (13/12), em solenidade acontecida no teatro do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7).

As reportagens especiais “Racismo no Futebol: como dar um cartão vermelho para este crime?” e “Desvendando o invisível: histórias de pessoas que superaram o abandono nas ruas” conquistaram 2º e 3º lugares, respectivamente, na categoria Radiojornalismo.

Racismo no futebol

“Racismo no Futebol: como dar um cartão vermelho para este crime?” tem enfoque na cultura de paz. A produção apresenta depoimentos de atletas de futebol que foram vítimas do crime de racismo, apontando os impactos causados para eles e suas famílias.

O conteúdo teve produção e narração de Sílvio Augusto, edição de texto de Tarciana Campos, edição de áudio de Marcos Smith e sonoplastia de Ronaldo César.

O jornalista Sílvio Augusto disse que se sentiu muito feliz pelo trabalho ter tratado do racismo, um tema atual e relevante.  “Como a reportagem foi voltada para o racismo no futebol, que é o meu esporte favorito e que pratico, mergulhei com muita satisfação em poder falar sobre o tema”, revelou.

Marcos Smith falou da satisfação de ter participado da reportagem, da honra com o prêmio e da seriedade do tema. “Na hora que estava editando o áudio, pude sentir de perto o quanto é sofrido passar por situações de racismo”, refletiu Marcos.

Para Ronaldo César, o prêmio traz o sentimento de dever cumprido, de tarefa executada. “O que vem na sequência é responsabilidade e união, para os próximos desafios”, assegurou.

Abandono nas ruas

“Desvendando o invisível: histórias de pessoas que superaram o abandono nas ruas”, uma série dividida em três partes, apresentou as histórias de vida de Francisco Galdino, Flávia da Silva e Rafael Mendes. A matéria é conduzida pela jornalista Eveline Urano, tem edição de texto de Tarciana Campos, edição de áudio de Jorge Luis e sonoplastia de Ronaldo Cesar.

Equipe recebeu os certificados de premiação em solenidade na FA7 - Foto: Acervo pessoal

Eveline Urano, jornalista, disse que o aumento da população de rua em várias cidades brasileiras, incluindo Fortaleza, chamou atenção e gerou a vontade de explorar o tema. “Para mostrar essa realidade ouvimos diversos órgãos e entidades, inclusive aquelas que realizam trabalhos beneficentes e de inclusão para a população em situação de vulnerabilidade social”, pontuou.

A jornalista conta que a equipe visitou o centro popular de Fortaleza durante seis meses, em um trabalho intenso de pesquisa, levantamento de dados e entrevistas com várias fontes. “Para saber como alguns saíram das ruas, contamos três histórias de pessoas que refizeram suas vidas e hoje têm uma casa”, explicou Eveline.

O editor de áudio, Jorge Luiz, comemora o Gandhi e diz que o prêmio é reconhecimento do trabalho que é feito por toda a equipe em prol da FM Assembleia. “Isso só nos faz crescer como profissionais e é um aprendizado para toda vida”, afirmou.

Para ter acesso aos áudios das reportagens premiadas, acesse os links abaixo:

“Racismo no Futebol: como dar um cartão vermelho para este crime?”

Parte 1 http://tinyurl.com/527d9afy

Parte 2 http://tinyurl.com/2s43w6v8

“Desvendando o invisível: histórias de pessoas que superaram o abandono nas ruas”

Parte 1 http://tinyurl.com/mu3b89ew

Parte 2 http://tinyurl.com/3zkbe9xa

Parte 3 http://tinyurl.com/2vch4bk3

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Veja também