Fórum discute modelo de auditoria interna

Por ALECE
11/05/2023 11:00

Compartilhe esta notícia:

Atividade reuniu gestores e servidores da Alece Atividade reuniu gestores e servidores da Alece - Foto: Paulo Rocha

A Controladoria da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta terça-feira (09/05), o 35º Fórum Permanente de Controle Interno. O evento aconteceu no auditório Murilo Aguiar, com palestra intitulada “Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM)" e faz parte do Programa de Educação Continuada em Governança (PECGOV).

Os trabalhos foram comandados pela controladora da Alece, Sílvia Correia, que ressaltou o ambiente de cooperação existente hoje em todos os setores da Alece, sem o qual seria impossível a evolução do trabalho e das metas do controle interno. O Fórum ocorreu de forma híbrida, presencial e online e teve a presença de servidores e gestores da Alece, além de representantes de vários municípios e orgãos participantes da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (RECIGP).

Sílvia Correia afirmou que hoje o papel da auditoria interna é de orientar, prevenir e gerenciar riscos e, com isso, contribuir para o sucesso da gestão. “Em 2023, a Controladoria da Alece completa 20 anos e não poderia haver um momento melhor para uma autoavaliação, para sabermos o nível onde estamos. O modelo IA-CM é o ideal, pois ele é o selo de nível para as auditorias internas”, pontuou.

Além da controladora e dos palestrantes, fizeram parte da mesa a diretora do Departamento de AdministraçãoLise Novais, o assessor especial de Planejamento e Gestão da Diretoria Geral, Marcus Vinícius, a coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Heline Joyce, o diretor administrativo financeiro Paulo Neiva, o diretor legislativo Fabrício Machado e a coordenadora de Qualificação dos Servidores da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Norma David.

Conteúdo

O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE/CE), Marcelo de Sousa Monteiro, e o analista legislativo/controle interno da Alece, Flávio Cavalcante Gusmão, foram os palestrantes do Fórum.

Os dois especialistas apresentaram o modelo IA-CM e o falaram sobre os benefícios que sua aplicação traz para a governança pública. Marcelo mostrou o processo feito na CGE na chegada do modelo e deu exemplos de como isso tem impactado na imagem da gestão pública do Ceará. Flávio reafirmou as características e qualidades do modelo, bem como apresentou o comentou a necessidade da Alece também adotá-lo.

O que é o IA-CM

O IA-CM é uma ferramenta que identifica os fundamentos necessários para uma função de auditoria interna efetiva no setor público. É um modelo universal com comparabilidade à volta de princípios, práticas e processos que pode ser aplicado globalmente. 

O modelo possui cinco níveis de capacidade progressivos, nos quais são descritas as atividades de auditoria referentes àquele nível. Os níveis são: Inicial; Infraestrutura; Integrado; Gerenciado; e Otimizado. A partir da implantação de processos sustentáveis e institucionalizados em um determinado nível, constrói-se a fundação para que a atividade avance para o próximo nível.

Edição: Salomão de Castro

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também