Malce adere ao cadastro do Sistema Estadual de Museus

Por ALECE
25/01/2024 11:56

Compartilhe esta notícia:

Paulo Roberto Nunes, coordenador do Malce Paulo Roberto Nunes, coordenador do Malce - Foto: Bia Medeiros

O Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) concluiu, em 2023, adesão ao cadastro do Sistema Estadual de Museus (SEM), vinculado à Secretaria da Cultura do Estado (Secult). O Cadastro Estadual de Museus do Ceará se caracteriza como uma fonte de informações sistematizadas sobre os museus cearenses e tem como objetivo mapear e estruturar, ou seja, conhecer a diversidade museal cearense.

De acordo com o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, o Sistema Estadual de Museus tem por função sistematizar políticas de integração e incentivo aos museus de todo o Estado e implementá-las, com base em diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por essas instituições.

“A adesão do Memorial Deputado Pontes Neto ao cadastro do Sistema Estadual de Museus se faz relevante, pois contribui para a articulação e a troca de experiências entre os demais espaços culturais existentes no Estado” ressalta.

Conforme explica o gestor do Memorial, o cadastro no Sistema Estadual de Museus  é realizado por meio do Mapa Cultural do Ceará, que consiste numa plataforma na qual são reunidas informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais, fornecendo ao poder público um mapeamento das ações do setor da cultura de todo Estado e ao cidadão um panorama dos eventos culturais.

Em fevereiro deste ano, a Secult divulgou a chamada para adesão ao Sistema Estadual de Museus. Após o preenchimento do cadastro, os museus manifestaram  a sua intenção no formulário de inscrição, mediante habilitação documental e assinatura do Termo de Adesão.

Saiba mais

O Memorial Pontes Neto conta com uma exposição de longa duração que relata as mudanças ocorridas no Brasil e seus desdobramentos, a partir da chegada da corte portuguesa ao País, em 1808.

A exposição retrata a trajetória do Poder Legislativo cearense, desde a criação dos Conselhos Provinciais, em 1829, até a atualidade. Para maior acessibilidade, dispõe de parte de sua exposição em braille, além de maquetes táteis para pessoas com deficiência visual, assim como equipamentos que possibilitam o acompanhamento das pessoas com deficiência auditiva.

O Memorial conta ainda com uma reserva técnica de cerca de duas mil peças, entre objetos, documentos e fotografias que retratam a história do Ceará.

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Veja também