Parceria com Alece garante sustentabilidade na 26ª Conferência da Unale
Por ALECE08/11/2023 18:35
Compartilhe esta notícia:
A 26ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que começou nesta quarta-feira (08/11), no Centro de Eventos do Ceará, tem a sustentabilidade como uma de suas marcas, fruto de um trabalho de articulação da Unale com a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social da Casa.
O evento conta com a gestão dos resíduos sólidos produzidos ao longo dos três dias da programação e terá a neutralização do carbono emitido, que será feito por meio do plantio de mudas com raiz a partir de um metro, no terreno pertencente à Associação Caatinga, localizada na Reserva Natural Serra das Almas.
As iniciativas têm o patrocínio do Recicla Solar (Solar Coca-Cola), em parceria com a Verdear Eventos + Sustentáveis, onde serão implementadas ações como a gestão de resíduos sólidos, com inclusão da cooperativa de catadores de materiais recicláveis Raio de Sol atuando em uma central de triagem e armazenamento de resíduos, montada para atender todos os dias de evento. Todos os resíduos serão beneficiados para a cooperativa.
Já os resíduos orgânicos serão destinados para compostagem. Recentemente, o evento Vem pra Alece, realizado em outubro pela Assembleia, também contou com a inclusão de uma associação de catadores para a gestão dos resíduos produzidos.
A orientadora da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece, Conceição Machado, ressalta o trabalho da Alece com a parceria de outras instituições para garantir o viés sustentável da Conferência da Unale, replicando ações que já são realizadas na Casa Legislativa. “Todo o resíduo que vai ser produzido aqui ele realmente vai ter um destino adequado, que é o principal. Precisamos impedir que esse material vá para o meio ambiente. Por isso esse trabalho conjunto, trazendo para cá o que já fazemos na Alece. Isso é de grande valor”, pontua.
De acordo com Conceição Machado, o trabalho dos catadores com os resíduos gerados no evento possui ainda um caráter social. “A gente se preocupa muito com isso, como Comitê de Responsabilidade Social que integramos, que é com essa categoria. Esse trabalho é o ganha-pão deles”, enfatiza.
A 26ª Conferência da Unale conta também com coletores criativos, com identificação instrutiva e uma equipe de educadores ambientais para engajar o público no descarte correto.
Coletores criativos da 26ª Conferência da Unale. Foto: Máximo Moura
O adubo fruto da compostagem de resíduos orgânicos será doado para a agricultura familiar de Maranguape. O óleo de cozinha será transformado em sabão. Haverá também um “upcycle” de lonas e tecidos, que serão transformados em novos produtos, impactando a renda de mulheres empreendedoras no Ceará, e a reciclagem de bitucas de cigarro, que viram papel artesanal e renda para instituições beneficentes.
Um ponto alto das ações de sustentabilidade da Unale é o cálculo e a neutralização de toda pegada de carbono gerada pelo evento, através de reflorestamento com plantio de mudas nativas da caatinga em parceria com a Seteg e Associação Caatinga. O evento ainda receberá um relatório de impacto socioambiental positivo para ser compartilhado com todos os participantes.
PAINEL SUSTENTABILIDADE E EMPREENDEDORISMO
Neste primeiro dia da 26ª Conferência da Unale, a Alece participou de diversos encontros voltados para setores e áreas dos parlamentos. Entre eles, foi realizado o painel "Sustentabilidade e Empreendedorismo", que contou com a apresentação da engenheira ambiental da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, Jéssica Vieira, falando das experiências, ações, campanhas e projetos do Parlamento cearense voltados à sustentabilidade.
Segundo a engenheira ambiental, esse foi um momento de troca de conhecimentos e uma oportunidade de destacar para servidores de diversos parlamentos do país o que tem dado certo na Alece. Entre as iniciativas apresentadas estão: o gerenciamento e o reaproveitamento de resíduos, a promoção da eficiência energética, o reaproveitamento da água, a educação ambiental de servidores e população - ponto que considera essencial no trabalho realizado.
“Fortalecemos muito a questão da educação ambiental, por meio de oficinas, cursos, buscando envolver todos os servidores. Que eles possam estar engajados, para a gente poder conseguir aplicar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e realmente alavancar o desenvolvimento sustentável na Casa”, afirmou Jéssica Vieira.
Texto: Gleydson Silva
Edição: Lusiana Freire
Veja também