Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia inicia campanha no Mês da Consciência Negra

Por ALECE
11/11/2022 12:24 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará promoverá de 20 de novembro a 10 de dezembro a campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”. O evento terá início no Dia da Consciência Negra, que transcorre em 20 de novembro.

Raquel Andrade, advogada, consultora e coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Alece, destaca que a campanha que tem por objetivo a integração do estado e da sociedade para desenvolver ações direcionadas para o enfrentamento da violência contra a mulher. “É uma campanha internacional de conscientização e também de ações e que envolverá os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da sociedade civil”, reforça.

De acordo com ela, graças ao presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), que sempre apoiou todas as iniciativas de combate à violência contra a mulher e à procuradora Especial da Mulher, deputada Augusta Brito (PT), que é a responsável por tudo que é pensado e executado pela PEM. "Faremos com que o Poder Legislativo cearense seja protagonista da campanha '21 dias de ativismo'”, acentua.

Expansão para o interior

Conforme Raquel Andrade, prossegue a expansão dos equipamentos da PEM nos municípios do interior do Estado, por meio das Câmaras Municipais. Junto a isso, serão realizadas atividades como palestras, rodas de conversa e articulações institucionais, com participação de uma equipe multidisciplinar com advogada, psicóloga e assistente social. “Falaremos sobre direitos da mulher Lei Maria da Penha, dando a nossa contribuição enquanto poder legislativo para a campanha” informa.

O cronograma das atividades realizadas pela equipe multiprofissional da Procuradoria tem início nesta segunda-feira (07/11). Na área de atuação estão a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e cidades do interior do Ceará.

Público masculino também é alvo

Raquel Andrade enfatiza que dentro da Procuradoria foi criado o Núcleo dos Homens pelo fim da violência contra a mulher, inspirada na campanha Laço Branco. Para ela, é necessário combater as práticas machistas do cotidiano, trazendo os homens para esta discussão. “Sempre levamos um homem em nossa equipe multidisciplinar. A ideia é fazer com que este profissional converse com os vereadores nas cidades, com os formadores de opinião, de maneira a propagar a reflexão de que as atitudes machistas prejudicam toda a sociedade e não somente as mulheres”, explica.

O que é a campanha Laço Branco

Como forma de mostrar que há homens que não compactuam com a violência contra a mulher, em 1989 um grupo de canadenses criou a Campanha e definiu o laço branco como símbolo da não violência contra a mulher. A campanha foi criada motivada pelos fatos do dia 6 de dezembro daquele ano, quando Marc Lepine, de 25 anos, entrou armado na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá e assassinou 14 mulheres, vindo a tirar a própria vida na sequência.

Serviço - Procuradoria Especial da Mulher da Alece. Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. Endereço: Avenida Desembargador Moreira, 2930 A, Dionísio Torres, Fortaleza Ceará. E-mail: pem.al.ce@gmail.com. Zap Delas: (85) 99814-0754. Mais informações: https://bit.ly/3UrXhiE

PV

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também