Propostas sobre Gestão Integrada de Resíduos Sólidos marcam Webinar

Por ALECE
22/06/2021 23:49 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia

Entre 2021 e 2030, é necessário que sejam desenvolvidas políticas públicas no Ceará e em Fortaleza voltadas para a sustentabilidade, com ênfase na Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Desta forma, será possível fazer com que o índice de reciclagem verificado em Fortaleza (9,19%) se aproxime da média internacional (45,8%). A defesa foi feita pelo professor de Gestão Econômica Ambiental do Centro de Comunicação e Gestão da Universidade de Fortaleza (Unifor) e diretor especial de Resíduos Sólidos da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental da Prefeitura de Fortaleza, Albert Gradvohl, durante Webinar realizado nesta terça-feira (22/06) para 80 servidores da Assembleia Legislativa do Ceará.

“Para que cheguemos a essa realidade, serão necessários 4.400 pontos de coleta de resíduos sólidos em Fortaleza”, destacou o docente e gestor durante o Webinar promovido pela Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), por meio da Célula de Qualificação dos Servidores, com o tema ''Gestão Integrada de Resíduos Sólidos: A sustentabilidade e o comportamento da sociedade".

Segundo afirmou Albert Gradvohl, a tendência é que o crescimento econômico demande maior consumo energético, o que representa, para a adoção de políticas públicas calcadas na sustentabilidade, na produção industrial com energias limpas. “Vivemos em uma realidade em que há crescente demanda por novas tecnologias de controle ambiental”, apontou, destacando medidas como a recente criação do Núcleo de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa, na gestão do presidente Evandro Leitão (PDT).

Economia e natureza

Ao longo da apresentação, o professor destacou o que a ciência tem mostrado em relação à sustentabilidade e à relação entre economia e a natureza, bem como defendeu a criação de uma modelagem econômica a partir de políticas públicas que promovam a diminuição das externalidades provocadas pelos resíduos sólidos. Ele destacou o papel de autores como Nathan Aviezer, John M. Kovac, Robert Wilson, Arno Penzias e Michiko Kaku na observação de fenômenos que envolvem as questões abordadas durante o Webinar.

Albert Gradvohl destacou a evolução dos projetos de gestão integrada de resíduos sólidos implementados na cidade de Fortaleza, que tem a maior cobertura de ecopontos do Brasil. “É importante comparar onde estamos e onde precisamos chegar, ou seja, os objetivos e as metas de como estarão o mundo em 2030 e o Ceará em relação à questão dos resíduos sólidos. Desde 2015, Fortaleza busca a sustentabilidade e vem evoluindo e servindo de exemplo para o Brasil”, pontuou, defendendo a atuação coletiva como forma de superação das demandas apresentadas pela sociedade aos governos.

Papel dos governos

Como mediador do Webinar, o deputado estadual Bruno Pedrosa (Progressistas), especialista em Direito Constitucional, Direito Previdenciário e mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Lisboa, saudou o professor Albert Gradvohl e destacou sua contribuição como docente e gestor para o tema da gestão de resíduos sólidos no Ceará e em Fortaleza.

O deputado apontou que o mundo vive um novo momento, sob a condução dos Estados Unidos, França e Alemanha, dentre outros países, em que a temática da sustentabilidade é encarada com atenção. Na avaliação do parlamentar, uma mudança na condução do tema teria se dado a partir da posse do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, diante da forma com que o antecessor Donald Trump tratou o assunto. Bruno Pedrosa destacou ainda o compromisso do governador Camilo Santana (PT) e do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), com a questão, por meio de ações concretas.

Sobre o Webinar

A coordenadora da Célula de Qualificação dos Servidores do Poder Legislativo, Norma David, e o diretor acadêmico da Unipace, Robson Loureiro, destacaram que o tema da sustentabilidade é recorrente, bem como elogiaram a atuação de Albert Gradvohl e sua disposição em participar do Webinar. Voltado exclusivamente para os servidores da Alece, o Webinar tem transmissão online ao vivo, por meio da plataforma Zoom, sempre às terças-feiras. Os temas são diversificados e abordados por palestrantes da Alece e especialistas convidados.

SC

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também