Reunião do Coge avalia avanços do programa Alece 2030
Por ALECE05/10/2023 15:18
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O Comitê de Gestão Estratégica (Coge) da Assembleia Legislativa do Ceará realizou sua 30ª reunião ordinária nesta segunda-feira (02/10), no Salão Nobre da Presidência do Poder. Conforme a controladora da Alece, Sílvia Correia, Secretária Executiva do Coge, a reunião foi pautada pelo programa Alece 2030, que é monitorado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Condins) da Casa.
A controladora assinalou que com a aproximação do final do ano, é necessário que se faça uma avaliação dos projetos e ações estratégicas planejadas e em execução. "Hoje, tratamos exclusivamente disso para identificar quais ações nos exigem uma atenção maior e se há, porventura, algum gargalo para que possamos superar e fazer as entregas esperadas", afirmou.
Sílvia Correia explicou que a reunião deste mês pode ser considerada o penúltimo encontro mensal do Coge neste ano. "Mesmo a gente ainda tendo reuniões em novembro e dezembro, no último mês do ano a pauta é diferenciada", justificou, explicando que a a Fundação Dom Cabral (FDC), contratada pela a Alece para desenvolver o programa Alece 2030, orientou que no encerramento do ano devem ser trabalhados os indicadores "que meçam impactos para além das entregas menores".
Essa aferição de impactos programada para a última reunião do ano, de acordo com Sílvia Correia, é importante para que o Comitê de Gestão Estratégica, além de monitorar os projetos, tenha um olhar especial para a etapa final do ciclo de 2023 e possa alcançar o objetivo dos projetos e ações estratégicas. "Teremos até o final do semestre legislativo, previsto para concluir em 17 de dezembro, pouco mais de 50 dias úteis. Por isso a atenção se volta para esta etapa final de 2023", destacou.
Modelo de governança
A controladora considerou que o Coge tem um papel fundamental na implantação do modelo de governança. "Segundo o modelo que implantamos e adotamos, a governança tm três pilares: liderança, estratégia e controle. Por tudo isso, temos a questão a transparência, ética e integridade. Em aproximadamente dois anos e meio (30 meses), a gente tem muitos avanços na medida em que conseguimos construir um planejamento estratégico e implantar um modelo de governança com educação continuada", afirmou, citando o período em que o deputado Evandro Leitão (PDT) está à frente da presidência da Alece, a partir de 2021.
Para Silvia Correia, a aferição do indicadores vai medir a maturidade da governança. "A Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional está trabalhando nesta maturidade. Assim, estamos acompanhando os impactos desta governança, que é ainda muito verdinha, em termos de tempo de implantação, mas já madura em resultados", avisou.
Foco
Heline Joyce, titular da Codins, salienta que o órgão faz o monitoramento mensal dos projetos estratégicos do Alece 2030. Entre estes, ela apontou o projeto de modernização da Tecnologia da Informação, o Sistema Virtual de Tramitação do Processo Legislativo (Prolegis), Processo Virtual de Tramitação de Processos Administrativos (Prodocs) e Diário Oficial da Alece, já concluído, dentre outros.
"A gente vem focando no monitoramento. Todos os gerentes mandam as informações relativas aos projetos que coordenam. A cada mês a gente vai dando ciência ao Coge sobre este trabalho. É a gestão por processo que vem sendo implantado em todos os órgãos da Casa", acentuou.
Segundo a coordenadora de Desenvolvimento Institucional, já foi alcançado um terço da cadeia de valor, com a implantação da gestão por processo. "Na nossa apresentação, a gente fez uma divisão por comitê técnico setorial. Temos um portfólio de mais de 20 projetos em andamento, todos bem encaminhados", expôs. Ela informou que são cinco comitês setoriais, e por conta disso, é feita uma divisão, onde cada comitê perceba o que pretende entregar até dezembro deste ano.
Saiba mais
Entre as principais competências do Coge, estão a implantação de medidas para assegurar a transparência e o acesso à informação, e o supervisionamento do mapeamento e da avaliação dos riscos-chave que podem comprometer a prestação de serviços de interesse público.
Também participaram da reunião Fabrício Melo (diretor legislativo), Paulo Neiva (diretor administrativo e financeiro), Marcus Cruz (Codins), Airton de Castro (Controladoria), Norma David (Escola Superior do Parlamento Cearense - Unipace), Vicente Soares (Coordenadoria de Tecnologia da Informação - Coti), Isabel Chaves (Ouvidoria Parlamentar), Giselle Dutra (coordenadora de Comunicação Social), Leila Pires (Diretoria Administrativa e Financeira), Fátima do Nascimento (Coti), Jamila Sangalli (Mesa Diretora), Afonso de Carvalho (Codins), Márcio Medeiros (Coordenadoria de Comunicação Social) e Saskya Vaz (Comitê de Responsabilidade Social).
Núcleo de Comunicação Interna
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