Roda de conversa destaca a importância da família no atendimento remoto às crianças com espectro autista

Por ALECE
19/04/2021 14:41 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia

O Projeto Mundo Azul realizou, nesta quarta-feira (07/04), uma roda de conversa com pais de crianças autistas atendidas pela instituição, com palestras das psicólogas Renata Carvalho Soares e Marília de Castro Alves Oliveira, especialista em saúde mental. A atividade integrou a Semana Mundo Azul, iniciada na última segunda-feira (05/04). O evento, realizado através de plataforma digital, foi batizado de “A importância da família no atendimento remoto aos autistas”, tendo como facilitador o coordenador do projeto, Bráulio Teixeira.

Ao iniciar a roda de conversa, Renata Carvalho explicou que transita nos dois lados. Realiza sua atividade profissional no projeto e, em casa, no segundo expediente, é mãe de Mateus, 11, de espectro autista. “Percebi que visto as duas capas, a de psicóloga e a de mãe”, avisa.

Conforme esclareceu Renata Carvalho, os benefícios do atendimento online são novos e vieram para preencher uma lacuna. “Não é a mesma coisa do atendimento presencial. Tem pontos positivos, já que somos a única clínica funcionando desta forma. É inovador”, definiu. Ela explicou que a intenção é que não se perca o vínculo entre a criança e a instituição, já que não se sabe quando a pandemia da Covid-19 vai passar. “O principal é manter todos em segurança e manter o contato com as crianças e adolescentes. Não vamos deixar ninguém sem atendimento e sem suporte”, assegurou.

A psicóloga assegurou aos participantes do encontro que será feito o melhor trabalho possível. “Entendo que a criança também vai fazer o melhor que puder. Temos de compreender de que há uma flexibilização. São 30 minutos, mas se (a criança atendida) ficar dez minutos, já é muito bom. É preciso ressignificar o olhar. O processo deve ser olhado com leveza. A nossa proposta é também trazer um ajuste emocional e fazer com que eles também aprendam”, avaliou.

Renata explicou que quando a criança não quer atendimento, os pais podem aproveitar a interação para tirar dúvidas e procurar dirimir pontos sobre as mudanças de comportamento. “Sabemos o que está acontecendo em cada família, e estamos buscando os meios de levar benefícios para ela”, pontuou.

Atenção às necessidades dos pais

Em sua intervenção, Marilia Castro Alves disse que quando foi lançado o atendimento online houve preocupações e angústias dos pais e mães das crianças atendidas. Mas durante o atendimento presencial a criança também não fica sentada o tempo todo, sendo necessário, na sua avaliação, conciliar as responsabilidades da casa e cuidados com as outras crianças com o papel de ser o auxiliar no momento de atendimento da criança. “No presencial, o atendimento era um momento de folga dos pais”, afirmou.

Além disso, Marília considerou que há um cenário de muita instabilidade. “Infelizmente alguns perderam amigos e familiares próximos. Mas é preciso ficar em um período auxiliando os terapeutas. É desafiador e angustiante. É preciso ter resiliência. A gente imagina que é uma característica, mas na realidade é um processo. Mas que se inicie precise de requisitos, como um momento de dificuldade. Mesmo quando passar a pandemia, iremos continuar no novo normal”, assegurou.

Lançamento de E-Book

Bráulio Teixeira também fez o lançamento do E-book com atividades para as crianças, explicando que o conteúdo trata de atividades a serem conduzidas pelos pais. “O E-book foi criado por várias especialidades, com ações voltadas as áreas de atendimento, pensando em vocês. São brincadeiras que têm objetivos terapêuticos. Deve ser um momento de diversão para o desenvolvimento infantil”, defendeu.

No evento, Cristiane Leitão, primeira-dama da Assembleia Legislativa, destacou que a roda de conversa se destina a efetivar um contato entre familiares e cuidadores das crianças com profissionais. “Na pandemia, o atendimento está se dando de maneira remota, e isso pode trazer alguma dificuldade”, afirmou. Ela também anunciou a apresentação de um E-book para facilitar o desenvolvimento das crianças, e apresentar facetas de como realizar o atendimento remoto.

Aos pais, Cristiane Leitão anunciou que todas as crianças são recebidas de braços abertos, em busca de um desenvolvimento de qualidade. “O projeto está passando por uma ampliação. O Mundo Azul precisava atender uma faixa maior, atendendo até os 16 anos. Antes havia um limbo para essa idade”, registrou. A primeira-dama da AL informou ainda que há uma equipe multiprofissional, qualificada, para dar excelência no atendimento.

Ao final das exposições a palavra foi facultada para as mães presentes na roda de conversa, que expuseram suas experiências com os filhos durante a pandemia e a importância do Projeto Mundo Azul para todos.

Atividades

Ainda durante os eventos que marcam o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que transcorre em 2 de abril, o Poder Legislativo realizou na última segunda-feira (05/04) o debate virtual “Autismo: um mundo azul de descobertas”. Durante o evento o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), anunciou a ampliação do Projeto Mundo Azul.

Nesta terça-feira (06/04), a Assembleia, através da Célula de Qualificação de Pessoas da Unipace, realizou o Webinar “Momento de espiritualidade, vibrando cura, alimentando esperança e fortalecendo fé”, quando os engajados no Projeto Mundo Azul e servidores fizeram um ato celebrativo. Na oportunidade foi destacado a comemoração da Páscoa e feita uma benção ao projeto desenvolvido pela Assembleia.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também