Treinamento orienta sobre manejo de resíduos sólidos

Por ALECE
20/09/2022 17:21 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia

A Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Assembleia Legislativa do Ceará realizou na manhã de terça-feira ( 13/09), treinamento do novo plano de gerenciamento de resíduos, em parceria com a Consultoria Praxedes Ambiental, empresa responsável pela elaboração dos novos planos.  A célula integra o Comitê de Responsabilidade Social.

O treinamento foi ministrado pela engenheira ambiental e sanitarista Carine Praxedes, representante da empresa, e contou com a participação de diversos gestores e servidores do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS).

Conforme alertou a engenheira ambiental, o Brasil é um dos países que mais gera resíduos sólidos com cerca de 82 milhões de toneladas por ano. “A ausência de práticas de manejo e descarte corretos são preocupantes. Grande parte do lixo descartado não recebe a destinação adequada trazendo prejuízos para a saúde da população e afetando o meio ambiente".

Segundo a sanitarista, embora a Lei dos Resíduos Sólidos tenha estabelecido o fim dos lixões, mais de 85% dos municípios do Nordeste descartam resíduos em depósitos ilegais. “O Nordeste está bem atrás das outras  regiões do Brasil com uma grande concentração de descarte inadequado“.

De acordo com os dados do Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil 2020, o Nordeste concentra o maior número de cidades com destinação irregular: 1.340 municípios (74,6%), seguido da região Norte. “O melhor caminho é a prevenção, não temos como parar de produzir resíduos, mas podemos minimizar a quantidade que geramos “, ressaltou.

Além de dados estatísticos sobre o manejo dos resíduos a nível nacional, Carine Praxedes  também apresentou  formas de otimizar a gestão residual ,a ordem de prioridade na gestão de resíduos sólidos, os conceitos de resíduos sólidos, logística reversa e instruções sobre o descarte adequado de resíduos químicos.

O diretor do DSAS, Luis Edson Correa Sales, pontuou que o Nordeste lidera os indicadores de má gestão residual sendo o cenário consequência da precária conscientização de nossa população, da falta de infraestrutura adequada e da leniência da gestão pública.

“O treinamento elencou muitas orientações que precisam ser incorporadas no hábito de todos nós, cidadãos”.

Comunicação Interna com Assessoria do DSAS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também