TV Assembleia e FM Assembleia vencem 5º Prêmio MPCE de Jornalismo

07/12/2023 14:32

Equipes da Coordenadoria de Comunicação da Alece se destacaram na premiação Equipes da Coordenadoria de Comunicação da Alece se destacaram na premiação - Foto: Divulgação/MPCE

Equipes da TV Assembleia e FM Assembleia, veículos que integram a Coordenadoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), se destacaram no 5º Prêmio MPCE de Jornalismo, iniciativa do Ministério Público do Estado, nesta quinta-feira (30/11). Nesta edição, o tema foi “O Ministério Público do Estado do Ceará na fiscalização do cumprimento da lei e na promoção da justiça”. A disputa contou com 84 trabalhos, de 57 profissionais de 22 veículos de comunicação de Fortaleza e do interior do Estado. A entrega dos prêmios foi realizada na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), no bairro Cambeba, em Fortaleza.

A jornalista Janaína Gouveia e equipe da TV Assembleia ficaram com a primeira colocação na categoria Telejornalismo, com a reportagem "Fiz 18, e agora?". Já o jornalista Sílvio Augusto e equipe da FM Assembleia ficaram em terceiro lugar na categoria Radiojornalismo, com a reportagem "Racismo no Futebol: como dar um cartão vermelho para esse crime?".

Tema desafiador

De acordo com a jornalista da TV Assembleia, os profissionais que integram o Núcleo de Documentários da emissora estão muito felizes com o primeiro lugar na categoria Telejornalismo. "O tema chegou até nós por sugestão do nosso gerente geral Rafael Luís Azevedo. Fomos desafiados a desenvolver um tema muito sensível, que são os jovens moram em instituições de acolhimento e quando fazem 18 anos têm de deixar as casas de acolhimento", explica.

A reportagem, segundo Janaína Gouveia, procura desvendar o que acontece com estes jovens que não são adotados e têm de deixar os seus abrigos para começar uma vida adulta. "Foi desafiador porque são histórias que tratam de violência, de abandono e que necessita de uma abordagem muito cuidadosa. Ao mesmo tempo, é muito importante tornar essas histórias visíveis para a sociedade. É a nossa missão como jornalista e traz felicidade para a gente mostrar essas histórias desconhecidas", afirma.

Janaína Gouveia durante a premiação - Foto: Divulgação/MPCE

A jornalista explica ainda que com oportunidades, há chances desses jovens reconstruírem as suas vidas. "São jovens cheios de sonhos. Se forem assegurados os meios, é possível que todos possam ser felizes", acentua. A equipe de reportagem premiada é também composta por Aline Cavalcanti (produtora), Salomão Costa (imagens e direção de fotografia), Daniel Cardoso (drone), Marcelo Alves (direção de fotografia), Vinícius Augusto Bozzo (edição), Fábio Virgílio (transporte) e Siete Cardoso (maquiagem).

Conforme Rafael Luís Azevedo, gerente geral da TV Assembleia, este foi o primeiro prêmio de jornalismo do Núcleo de Documentários da TV Assembleia, desde o surgimento dele, junto com a criação da emissora, há 17 anos.  "Em 2023, uma das metas da Coordenadoria de Comunicação Social para a TV era garantir que toda a redação passasse a produzir reportagens. Em resumo, a democratização de oportunidades".

Assim, de acordo com Rafael Luís,  o Núcleo de Documentários adicionou à sua rotina a produção de conteúdos com uma pegada jornalística, sobre problemáticas da sociedade. "O reconhecimento do Prêmio de Jornalismo do MPCE mostra que é um caminho certo", destaca. A Coordenadoria de Comunicação Social da Alece é comandada pela jornalista Giselle Dutra.

Trabalho reconhecido

Sílvio Augusto considera a premiação muito importante, pessoalmente, porque só recentemente começou a disputar concursos jornalísticos promovidos pelas iniciativas pública e privada. Sua primeira participação foi em 2021. "Já vinha perseguindo esta premiação há três anos. Desta vez, o trabalho sobre o racismo no futebol foi reconhecido, que foi pautado por nossa gestora Tarciana Campos (gerente geral da Rádio FM Assembleia)", explica.

Sílvio Augusto durante a entrega do prêmio - Foto: Divulgação/MPCE

O jornalista revela que é conhecido por ser aficionado por futebol. Por isso, aponta, deve ter sido escolhido para realizar a pauta. "Tarciana chegou e disse: 'Sílvio, tenho aqui uma reportagem que é a sua cara'. E eu abracei, como sempre procuro abraçar as pautas que recebo. E isso eleva ainda mais a importância de ser um dos vencedores deste prêmio", completa. Integraram a equipe de reportagem, além de Sílvio e Tarciana,  os editores Ronaldo César e Marcos Smith.

Percepções

Tarciana Campos recorda que a Rádio FM Assembleia passou por um processo de idealização da pauta, em que duas questões foram consideradas. "A primeira foi a percepção de que é urgente tentarmos compreender o que leva a casos tão constantes de racismo no esporte. Por ocasião do Dia Internacional contra a Discriminação Racial (21 de março), percebi a oportunidade de destacar esse tema", lembra.

A segunda questão que considerou foi identificar na Rádio um repórter que tivesse afinidade com esporte, o que levou à escolha de Sílvio Augusto. "Ele ficou instigado em desenvolver o tema e levou à frente a produção. Com a reportagem, espero ter contribuído para lançar luz sobre esse problema que prejudica tanto os sujeitos que sofrem com o racismo, como toda a coletividade", assevera.

Confira a reportagem da TV Assembleia no link https://www.youtube.com/watch?v=ThKvrkqSoP0

Os links da reportagem da FM Assembleia são os seguintes:

Parte 1: https://open.spotify.com/episode/031PKreSzDjWhHYkd8nV0i

Parte 2: https://open.spotify.com/episode/6cl8nbCfu6VC7WXiGmLgql